O caminho não chega à Índia

Meus caros, ninguém pediu minha opinião, mas, se eu fosse Gloria Perez, Raj correria atrás de Maya, e a perdoaria, e os dois viveriam felizes para sempre, cobrando de Bahuan uma pensão alimentícia para o filho, que, no final das contas, é dele. Para mim, Rodrigo Lombardi tem muito mais testosterona que Márcio Garcia. Shankar pegaria o chicote das mãos de seu filho Opash, e lhe aplicaria uma bela surra, por ser tão chato. Tarso apresentaria queixa crime contra Melissa, por assédio moral, mas ficaria com os todos os cremes dela, a título de perdas e danos. Último capítulo de novela é ótimo. Só tem uma coisa: Caminho das Índias não é Índia!

Bandeira da Índia
Bandeira da Índia

Já fui à Índia várias vezes, e estudei muito sua cultura e filosofia. Conhecendo a Índia, e com ela  sempre em meu coração, eu me tornei uma pessoa muito mais feliz, e adoro compartilhar isso com todos. A primeira, e mais urgente lição, é alertar a todos de que a novela é um mero folhetim. Onde estão os muçulmanos, os budistas, os Sikhs, e mesmo os católicos, que também formam aquela sociedade? Tenho vários amigos muçulmanos e sikhs na Índia, e nós temos muito mais em comum do que eu com muitos brasileiros.  Só que a novela ignorou as outras religiões da Índia. Gloria Perez fala da Índia do século XIX, não pensem que é assim agora.

Sim, existem dalits, os intocáveis, mas a novela não conta que eles formam hoje uma poderosa força política, no Congresso Nacional Indiano e nos estados. Um dalit já foi Presidente da Índia, e o poderoso Estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, é governado por uma mulher – dalit, e solteira. O Primeiro Ministro indiano é Sikh, minoria religiosa da qual quase nada se falou na novela, é considerado um dos chefes de estado mais capacitados do mundo. Com todo respeito, Lula não chega nem aos pés dele.

Não se vê, na Índia, nada parecido com a brutal violência urbana que temos no Brasil. Lá, perigo na rua ainda é batedor de carteira, e olha que eles têm 1,1 bilhão de habitantes, centenas de milhões deles vivendo abaixo da linha de pobreza. Com todas as adversidades que nunca tentou esconder, a Índia cresce a taxas de cerca de 8% ao ano, e, de fabricante de rádios de pilha, em menos de 20 anos tornou-se a maior potência em software e tecnologia de informação da atualidade.

Mahatma Gandhi
Mahatma Gandhi

São quase 6 mil anos de civilização ininterrupta. Eles chegaram à independência, em 1947,  seguindo o princípio da não violência, pregado por aquele que é considerado um dos maiores homens de toda a história da humanidade, Mahatma Gandhi. Ele foi o “pai” da nação indiana, pois derrotou o poderoso Império Britânico com sua força moral, e conseguiu a independência, evitando um banho de sangue. A novela obliterou este maravilhoso exemplo, da Índia para o mundo, mas botou mulher casando com bananeira! Gloria Perez, que soube utilizar novelas para abordar, maravilhosamente, os temas das drogas e da esquizofrenia, poderia ter feito melhor. Novela é ficção, é para divertir, mas pode, e precisa, ajudar a educar!

Na Índia, os homens andam de mãos dadas na rua, e isso é uma simples demonstração social de amizade, não tem a conotação que tem aqui. Lembram de meu post do último dia 2? Mas em termos de direitos dos homossexuais, lá a coisa ainda é pior do que no Brasil. Só recentemente, a Suprema Corte julgou inconstitucional a lei que criminalizava os atos homossexuais. Neste ponto, a Índia e a Rede Globo são iguais, os dois preferem ignorar o homossexualismo.

E vocês? Acreditam no que veem nas novelas?  Acham que elas são educativas e contribuem positivamente para nossa sociedade?


Comentários

84 respostas para “O caminho não chega à Índia”

  1. …. Adoro as novelas da Glória Perez,e Manoel Carlos,ele aborda muito o amor que reflete o romantismo que está escasso.
    Glória Perez sempre fez sucesso mostrando outras culturas misturadas a temas polêmicos como esse em Caminhos das Indias…
    Todo tema que a Glória aborda em suas novelas são de excelente contribuiçao para a nossa sociedade….
    Eu acho a Glória Perez fantastica,
    A esquizofrenia é uma doença que deve ser respeitada como qualquer outra. acredito que as pessoas já estão enxergando isso melhor depois da novela.
    Parabéns Bruno Gagliasso!
    Ensinando e Aprendendo,

  2. …. Adoro as novelas da Glória Perez,e Manoel Carlos,ele aborda muito o amor que reflete o romantismo que está escasso.
    Glória Perez sempre fez sucesso mostrando outras culturas misturadas a temas polêmicos como esse em Caminhos das Indias…
    Todo tema que a Glória aborda em suas novelas são de excelente contribuiçao para a nossa sociedade….
    Eu acho a Glória Perez fantastica,
    A esquizofrenia é uma doença que deve ser respeitada como qualquer outra. acredito que as pessoas já estão enxergando isso melhor depois da novela.
    Parabéns Bruno Gagliasso!
    Ensinando e Aprendendo,

  3. … Show de interpretação!
    Novela é cultura e informação sim!
    Passamos a conhecer,através da novela a cultura e filosofia indiana.
    Muito boa a abordagem do portador da psicopatia e escrisofrenia da novela caminho das índias.
    Excelente análise psicológica dos perfis dos personagens que muitos de nós não conhecia.
    Posso afirmar que ao meu ver foi estupendido os atores.
    Gloria Perez mexem com nossa imaginação,ela é fantástica! …
    Sempre mostra um mudo diferente e temas polêmicos.

  4. … Show de interpretação!
    Novela é cultura e informação sim!
    Passamos a conhecer,através da novela a cultura e filosofia indiana.
    Muito boa a abordagem do portador da psicopatia e escrisofrenia da novela caminho das índias.
    Excelente análise psicológica dos perfis dos personagens que muitos de nós não conhecia.
    Posso afirmar que ao meu ver foi estupendido os atores.
    Gloria Perez mexem com nossa imaginação,ela é fantástica! …
    Sempre mostra um mudo diferente e temas polêmicos.

  5. Olá,
    Para mim que nunca fui a India, a novela foi muito interessante. Gostei muito de conhecer os
    costumes e tradições tão diferentes aqui dos nossos. Mas agora que vc disse que quase tudo já mudou muito, me sinto um pouco enganada.
    Mesmo assim valeu o trabalho da Gloria Perez.
    Obrigado por ter esclarecido um pouco mais as coisas. Adorei o seu texto.

  6. Acho incrível que pessoas com um mínimo de inteligência e até supostos “intelectuais” ainda assistam a novelas. E da Globo.

  7. Avatar de Guilherme Lacombe de Góes
    Guilherme Lacombe de Góes

    Acabada a novela, eu só posso dizer que Rodrigo Lombardi É TUDO!
    Hare Baba.

  8. Avatar de anna beatriz
    anna beatriz

    Caríssimo,
    Claro que novelas contribuem!
    Já imaginou quanta gente nem sabia que a India existia ou mesmo que era um país?
    Agora sabem o básico com direito a audiovisual e tudo. Isso é somar. Na culturinha chulé que nossas escolas oferecem essas informações compactadas fornecidas pelas novelas são enorme contribuição.

    Gostei da comparação Rede Globo – Governo Indiano. Na verdade a Globo ignora tudo aquilo que não quer comentar para não ter que tomar partido. Fica sentadinha no topo do muro esperando para ver para onde a coisa toda se encaminha, sem ter que meter sua poderosa e tendenciosa colher de pau. Se o povo começar a se interessar, o que representa clientes pagantes, aí sim ela se manifesta homeopaticamente. Veja bom exemplo: ufologia. A Globo parece que vai esperar até que aterrisse uma navezinha no seu pátio para fazer uma reportagem séria.

    Nem mesmo as seriissimas reportagens já publicadas a respeito por outras mídias estrangeiras e, pasme, até nacionais, conseguiu motiva-la suficientemente.

    Para a Globo, ETs, Gays, é tudo farinha do mesmo saco – dá umas pinceladas básicas e sobe no murinho denovooutravez.
    Você é fantástico. Amo cada letra dos teus textos.
    Beijo

    1. Querida,
      Adorei teu comentário – obrigado! Venha sempre aqui, comente sempre meus textos, este espaço também é seu.
      Abraço carinhoso do Lourenço

  9. PANINA……………..seja menos erudita

  10. Acho as novelas mais deseducadoras do que o contrário: vejam o caso do casal que incentiva e apoia a pilantragem e o mau carater do filho. Quem assiste, acha graça! Graça?! É um desvio de conduta que a novela passa como coisa light para os telespectadores.
    Quanto à imagem que Gloria Perez passa da Índia, penso que se eu fosse indiana me revoltaria com uma exposição ultrapassada do meu país.

    1. Preazada Rosane,
      É uma pena, não? Pois as novelas, com a penetração que têm, seriam um poderoso instrumento de informação e educação. Eu não sou indiano, mas amo aquele país, em e revoltei.
      Obrigado pelo comentário e abraço do Lourenço.

  11. seu blog se parece mais com uma antiga revista chamada “mexericos da Candinha”……sera que vc nao tem nada mais de util pra escrever nao…..ficas aqui a trocar receitinhas e criticas tao bobinhas, com essa gente tao mal informada como vc. se a India é tao boa assim. Vai pra lá, viver no meio daquela imundice, seu dailit………….

  12. A novela descreve os indus como pessoas cheias de crendices absurdas, são preconceituosas e exageradas. Pra mim, foi isso que a novela passou, mas sei que hoje em dia não é mais assim. E também a India não é toda essa riqueza como mostra a novela, nem as pessoas são tão lindas assim…Sei que novela é um entreternimento, mas se é para divulgar alguma cultura, que seja realista…na novela de Gloria Peres, achei os indus insuportáveis, só conseguia assisir o núcleo do Brasil.

    1. Elisa, não vistes nada da Índia verdadeira, que é fascinante. Não foi mostrada.
      É uma pena,
      Obrigado pelo comentário,
      Lourenço

  13. Não mesmo. ainda mais as novelas que vêm da Globo. essa rede midiática sensacionalista. a Globo passa o que convém à eles, ou seja, o que chama atenção do telespectador. e, infelizmente, ainda existem inúmeras pessoas machistas nessa sociedade que, se passasse uma cena de um beijo gay por exemplo, nunca mais assistiriam Globo e nem deixariam seus filhos assistirem. já assistiu o documentário – Muito Além do Cidadão Kane – ? Mostra um pouco como que funcionam as coisas da Globo, a influência que a ela tem.. Eu não gosto de televisão, acho que passam muitas coisas desnecessárias..um livro ensina muito mais. =)

  14. As novelas servem para lançar modismo, comportamentos, alguns favoráveis, outros não. Mais para nos mostrar algo desconhecido, para se banalizar os preconceitos, isso é verdade.
    Servem para irmos nos acostumando as novidades que vem por aí.

  15. A glória Perez trata de problemas sociais bem em suas novelas, mas sua maneira de tratar outras culturas consegue ser mais ridícula desrespeitosa e sem compromisso que qualquer filme americano. Assim como em “O clone” a cultura árabe foi motivo de escárnio, arrebatando audiência, os indianos desta novela são os mesmo muçulmanos de “o clone” com outros nomes, com a diferença de que desta vez ela conseguiu pegar mais pesado ainda.

    1. Ubiratan,
      Estás certíssimo. É uma pena, não é? E com tanto material para falar da Índia. Como amante daquele país eu não me conformo.
      Abração do Lourenço

  16. VOCE É UM CHATO CARA..PORQUE TODO GAY SE ACHA INTELECTUAL E METIDO A CONHECER TUDO. QUE CHATICE. NAO CONHECIA O SEU BLOG. MAS SE VOCE CONTINUAR SENDO CHATO ASSIM, JA NÃO VOLTAREI A LER O QUE VOCE ESCREVE. VOCE É UM CHATO. PARECE UMA CANDINHA. XAU

    1. Xau para você também.

  17. Lourenço, boa-tarde!
    Conheci seu blog hoje e o achei excelente! Tenho uma amiga que escreve um blog, mas acho aquele ultrafeminista, ultrapetista e tudo que é ultra- é ruim, na minha opinião. Acho que ponderação e equilíbrio são sempre bem-vindos.

    Não consegui ler muito, mas o pouco que li me causou uma ótima impressão. Parabéns. Ah, e parece que um grande número de pessoas visita seu blog e comenta. Parabéns mais uma vez.

    Mais uma coisa: pude perceber que você tem ótima cultura e escreve muito bem. Admiro sobremaneira essas duas qualidades numa pessoa!

    1. João,
      Obrigado pelas tuas palavras. Volte sempre!
      Abração do Lourenço

  18. Cleo deDeus- Eu só não gostei de ter falado do lula pois foio presidente q mais fezpelo nosso pais.Apesar de faltar mtas coisas e se outros Color de Melo, FHC, Sarney tivessem feito 1/3 o Brasil estava em outro patamar. Qto a nonela achei q tinha várias formas de se explorada pois tinha mtos temas polêmicos das psicopatas, assaltos, Inones por ai, zecas da vida, radeschs e achei q o Osmar Prado foi o melhor de todos não sedeixando de elogiar o Toni Ramos, e outros, mas achei q todos culpados como Surya deveria pagar um preço alto, as pessoas ~foram mtos manipuladas e não paragram como o Raul, Ramiro, os pais do zeca, osmentirosos q faziam se passarpor pais de Radesch eas doenças não foram destrichadas, agoraquerido amigo Lourenço vc poderia fzer uma materia sobre bebidas e alcoolismos, drogas em geral e nos ajudar a sair desta situação pois tem mtos pais q estão pasando por isto e nem sabem quais as pessoa certaspara ajudar, pois Neuróticos anônimos, narcóticos, lugaresonde tratam drogas eoutros não tem como a família pagar ´pois é um preço alto eos doentes em geral só é tratado se aceitar ajuda e a família fica toda doente sem sberse procurapadr ou papa, poismédicos nem se fala pois as consultas são caras e o poder aquisitivos dos porbresnão dá p alimentação e doenças na família não tem como pagar pois não tem plano de saúde etodosficam a mercê de esperaro pior. filhos matando pai e vice versa, mãe matando filhos por causa de roubos, crianças jogadas em lixos, rios, abandonadas e nuncapediram para nascer, mtaspessoas pagando caro p engravidar e não consegue. Qdo consegue uma adoção é uma fortuna e por ai vai. Aumentou osnº de grogados e os pais não sabem como sair dessa situação, pessoas caidas nas ruas por bebidas e afamília sem sabero q fzer pois são pais de famílias q trabalham e estão em depressão.Vcpoderia escreveralgo q ajudasse emto o povo não só brasilero mas todas as classes sociais. Estamos rezando mto paraDeus agir massecada um não fizer a parte como vamos ficar. Euestou dizendo isto pois sou de uma família de 13 irmãos e estamos passando por situações complicada poiseles não aceitam nem falar no assunto. As esposas(os) filhos doentessem sabero que faze. desculpe pelo deabafo apesar de está falando de novelas Caminho da Índia, gostei mto no princípio mas agora estou indignada pela Surya fzertd c maia eficar até o último capítulo sem sem desmascarada e o que ela fez com Mais depois q o raj foi dado como morto? estas e outras derrubam amente dagente e olha que sou uma pessoa bem equilibrada e tenho umaboa formação intelectual.Um abraço Lourenço.Se vc quiser me falar algo pode ser no meu -email ai registrado, mas não divulgue meu nome.Deus abençõe vc e seu blog

    1. Querida,
      percebo sua aflição,e saibas que esses temas serão sim aborados aqui, e eu posso sim tentar ajudar mais, com meu blog e via e-mail. Estejas certa de que nossa intenção é sempre a de ajudar a todos, dia após dia, post após post. O seu e-mail aparece automáticamente, não tenho como retirar, mas posso apagar o comentário inteiro, que já li, e você retorna com um novo coméntário informando o e-mail errado. Ninguém precsia saber teu e-mail certo.
      Abs.
      Lourenço

  19. VC É MUITO CHATO , QUERO VER TER A CRIATIVIDADE DE GLORIA PEREZ , QUE CONSEGUIU MISTURAR OS DOIS PAISES , É CLARO QUE EM UMA NOVELA NÃO TEM COMO COLOCAR TUDO Q SE TEM NA INDIA, MAS PELO MENOS NÓS PUDEMOS CONHECER MAIS DO PAIS , E QUEM QUISER SE APROFUNDAR , OS LIVROS E A INTERNET ESTAO AI .

  20. Na minha opinião a Maya jamais poderia ser perdoada, pois o que ela fez com o Raj não se faz com ninguém. Se o Raj perdoa-la, será mais uma prova da falta de pesonalidade e amor próprio que querem impor ao povo.

  21. Foi bom Gloria Perez só demonstrar o lado Indiano do Hinduismo, pois embora Buda seja Hindu mas não foi na India que sua Filosofia prosperou, fez bem Gloria Perez não ter mencionado o islamismo, pois essa regilião não nativa daquele país, foi uma religião invasora, não precisava dar nenhum destaque nessa Novela, o Clone já fez isso.Hoje na India a constituição não protege mais nenhuma casta, mas devemos ver o quanto muitas mulheres e muitos moços sofreram a mais de mil anos diante de uma sociedade brutalmente dividida em castas, muito pior que a escravidão, pois o escravo tinha a oportunidade de deixar de ser escravo, mas não em uma sociedade em castas.Quanto ao homossexualismo, ainda imperar o preconceito visto que no passado o homossexual não era um soldado para lutar nas milhões de guerras que já existiram, e ainda não é bem visto atualmente, embora isso passo a passo vai acabar, assim como todas as religiões que existem, isso é inevitavel.A ciência social acredita que ainda levara de 200 a 800 anos para ser extinta a crença em Deus e na religiões.

    1. Jair,
      Respeito tua opinião, mas discordo. Sidharta, o Buda, iluminou-se em Varanasi, na Índia, e os muçulmanos mugóis, não os árabes, lá chegaram há 600 anos, e fazem da Índia de hoje a segunda maior nação muçulmana do mundo. E os sikhs, eles são tão indianos quanto os demais. Senti falta dessa diversidade na novela, e me incomodou, conhecendo tanto a índia, a forma caricata como ela foi retratada me incomodou. Dos homossexuais no exércio eu falei em meu post de terça feira, dia 8.
      Mas muito obrigado pela sua participação. Ninguém precisa vir aqui concordar comigo; participar comentando já é bárbaro.
      Abração do Lourenço

  22. Novela é puro entretenimento, nada mais que isso… esperar seriedade numa novela é como esperar que um pardal adote os hábitos alimentares de um urubu.

    Respeito a opinião do Lourenço, mas acredito que não se pode cobrar muito de uma novela que não seja pura distração e entretenimento.

    Abraços!

  23. Avatar de Claudia Crazz
    Claudia Crazz

    Eu acho sim que a novela teve ser um canal de educação conhecimento, mas também se for colocar tudo ao pé da letra vai virar um Jornal Nacional. Tem que ter espaço para coisas leves e curiosas e também para realidade!
    Eu acho que querer perfeição em tudo é exagero! A historia de Mahatma Ghandi e as conquistas do povo indiano nos vemos nos livros, documentarios ou no History channel!!!!!! Novela tem que divertir tambem!

  24. Ola, nunca tinha lido essa coluna antes. E achei muito boa. Tanto que acabei lendo alguns outros artigos tambem. Escrita de forma leve e com ideias bem claras. Adorei.

    Quanto a acreditar em novelas, não creio muito não. Não conhecia nada sobre a Índia (só que o Rio Ganges era poluido). Fiquei um pouco chocada com tanto radicalismo que vi sendo apresentado.

    Penso que elas são mais para divertir e entreter as pessoas. Depois de um dia inteiro de trabalho, engarrafamentos, brigas bobas, chegar em casa e assistir novela, relaxa.

    Bem, não sei se consegui me expressar como gostaria, passe mais para parabenizar você Lourenzo. Parabéns pelos artigos.

    1. Rebeca querida,
      Obrigado pela simpatia. Eu acho que as novelas são bárbaras para divertir e relaxar, mas acho que poderiam ser melhor utilizadas como instrumento de informação e educação. Sou muito apaixonado pela Índia, e sofri vendo a palhaçada que fizeram com um país tão maravilhoso. Terminou a novela e ninguém sabe o que é Índia.
      Apareça sempre aqui!
      Abração do Lourenço

  25. SIM, CONCORDO E UMA ALERTA PARA REALIDADE EM ALUGUN PONTOS VCS NÃO ACHA?

  26. Novela é só fantasia para esquecermos um pouco das mazelas do dia a dia por isso perdoamos as faltas , o impossível e apenas nos os distraimos com cenas e personagens tão belos!!

  27. Lourenço, você não entendeu … Quando eu disse que ele tinha fortes características de um ocidental me referia ao seu comportamento e não às suas características físicas… É que acho Bahuam tão egoísta , tão enrolado e tão medíocre (sentimentos) que ele parece muito com os ocidentais. Tanto assim que só traz sofrimento para a coitada da Maia. Abraços.

    1. Querida,
      Eu não assiti tanto da novela para opinar assim. De qualquer forma, a análise dos tipos físicos continua valendo.
      Abs
      Lourenço

  28. Toda midia é um meio de educação e instrução..mesmo a novela sendo ficção é assistida em quase todos os lares brasileiros, até criança assiste (o que eu acho que é um absurdo no meu ponto de vista, pois se não tiver acompanhamento pode influenciar no desenvolvimento psiquico da criança), pois bem, deveriam sim se preocupar em passar o conhecimento de forma correta.
    Lourenço, primeira vez que entrei no seu blog, gostei muito, muito cult.
    beijos
    Mel

    1. Mel querida,
      volte sempre!
      Abraço do Lourenço

  29. Lourenço querido, adoraria ver no vale a pena ver de novo novelas antigas que fizeram tanto sucesso. Eles so reprisam novelas de 5 anos atras para poderem refazer as novelas antigas (não querem ter nem o trabalho de bolar coisas novas ai fica uma novelinha sem sal tipo essa que ta passando de 6 horas) acho que não é justo, gostariamos sim de matar a saudade de atores que ja se foram e de homenagiar aqueles que estao na casa a tanto tempo. sem falar que a novela da tarde é a novela das vovos que a noite se recolhem bem cedo e adorariam a tarde poder relembrar junto com as novelas “ANTIGAS” acontecimentos do passado. Os adolescentes poderiam ter uma ideia da moda da epoca dos costumes, das maquiagens que eram muito engraçadas e do quanto não era preciso abordar violencia num tempo onde os piores crimes eram roubar carteira ou trair o namorado. As novelas refeitas ficam sem sal e acabam destruindo a lembrança do quanto a novela foi boa, se fosse reprisada estariamos vendo uma novela daquela epoca, acho que seria muito legal. Se voce tiver a mesma opiniao faz uma materia a respeito pois acho que o nome: vale a pena ver de novo, tem muito o que mostrar: vale tudo, roque santeiro, rainha da sucata, a gata comeu, selva de pedra e etc… Beijos

    1. Vivi querida,
      sabe que as minhas favoritas ainda são Vale Tudo e Roque Santeiro. Entregeui minha idade, mas queria muito ver qualquer uma das duas.
      Abraço do Lourenço

  30. Eles ignorarem o ‘homossexualismo’ é besteira, já que para a OMS, os conselhos federais de Medicina [Psiquiatria] e de Psicologia não aconselham mais o uso desse termo, pois o sufixo ‘ismo’ remete a idéia de doença… Seria louvável que eles NÃO ignorassem a ‘HOSSEXUALIDADE’.

    1. Júnior,
      De qualquer maneria, e estás certo, eles ignoram. Vou voltar a isso em um próximo post.
      Abração do Lourenço

  31. Guilherme, parabéns pelo texto, muito esclarecedor.
    Pelo pouco que vi dessa novela, 1 capitulo, deu pra perceber que muitas coisas nao batem.

    As novelas da Globo, infelizmente, viram referencia nacional em vários aspectos, até na moda…

    A Globo, sabendo disso, vai utilizar as novelas agora como arma de “manipulação em massa”na guerra das eleições do ano que vem, e todos sabemos de que lado a Globo está.

    Da uma olhada:
    http://migre.me/6NLw

  32. Posso me comprometer em dizer que o papel social nas novelas é muito pequeno diante do contexto real que ela representa. Sempre notei que o ponto positivo da novela é “ensinar” o ser humano a compreender alguns tabus e moldar a forma de pensar referente as barreiras que alguns ainda portam, algo como o Machismo, o medo ou receio de denûnciar algo e o preconceito de uma forma geral. Existem núcleos que são mais educativos que outros, sem dúvida, mas vejo que a novela Brasileira é ainda distante do realismo, mas de certa forma eu entendo, afinal a história vai sendo contada de acordo com o IBOPE, ou seja, o IBOPE é quem dita o rumo da novela, são esse números que de fato dão longevidade ou não para todo e qualquer apresentação na TV, infelizmente o trabalho do ser humano na novela é medido pelo IBOPE. Um entrevista ao vivo independente do programa tem duração desconhecida, o IBOPE é quem comanda o tempo, se está baixo o papo é encerrado bruscamente após várias tentativas de apimentar a conversa caso contrário o papo vai esticando muito mais que o previsto. Devido a esses fatores os valores vão de perdendo e o profissional deixado de lado.

  33. Meu querido, faz muito tempo que não assisto a novelas. Pra mim, só existem Vale Tudo e Rainha da Sucata, que já estão bem longe. Além disso, como você mesmo constatou, a India é muuuuuuuito maior do que a novela das oito mostrou. Hoje em dia sou muito mais um bom livro ou um filme. Acho que vou continuar longe da TV. Beijas.

    1. Longe da TV mas próxima deste blog, por favor! Tuas palavras são sempre sábias.
      Bjas

  34. Se eu fosse a Gloriz Perez não teria tido a idéia de fazer uma novela tão ridícula. Só o Manoel Carlos sabe fazer novela. Gloria Perez apenas “viaja nas idéias”. Nada a ver!!!

  35. Olá, é minha primeira vez aq e gostei muito da forma como escreve. Porém, vc faz parte de uma minoria q teve a chance de viajar e conhecer culturas exóticas como a Indiana em questão. Prá nós pobres e cada vez mais pobres mortais, a novela remete mais a simbologia do a realidade propriamente dita, pq as pessoas não querem saber se hj os dalits estão no poder ou sobre lideranças em fabricação de softs e sim como elas agiriam no lugar de Surya ou até mesmo do Zeca. A novela precisa ter esta identificação com o telespectador e assim (lógico q na minha opinião) obter sua real função que é entreter a pessoas. É por isso q nas ruas as pessoas se apelidam; ex: norminha, s. abel, melissa. Está cheio deles espalhados por aí e é disso que a grande massa gosta. Eu mesma chamo o motorista da empresa de radesch!! A gente se diverte e porque não dizer, enriquece nossas relações. Me desculpe se prolonguei muito o comentário, mas sou faladeira mesmo.
    Um grande abraço.

    1. Faladeira querida,
      adoro comentaristas faladeiras. Blog é feito por blogueiro e comentaristas. Saiba que eu tive de trabalhar dois anos para poder ir à Índia pela primeira vez. Depois fui trabalhar na Câmara de Comércio Brasil-Índia, exatamente para ter quem me pagasse as passagens. Acho que as novelas devem, fundamentalmente, entreter – e nós todos precisamos de entretenimento, mormente gratuito. Mas acho também que poderiam informar e educar um pouco mais, pela penetração que têm. Gloria Perez fez isso ao abordar as questões das drogas e dos doentes mentais. Acho que a única falha gravíssima da novela foi não ter falado de Gandhi, pois o exemplo dado por ele, da não violência, marcou o século passado.
      Obrigado pelo comentário, e volte sempre, aqui a falação é livre!
      Abração do Lourenço

  36. Graças a Deus a Globo não mostra o homossexualismo,pois se fosse mostrado meu filho que acompanha não iria entender nada. A novela não mostra a realidade da India,que e um país imundo, onde as pessoas nadam no rio sujo, com bicho morto.As pessoas morrem na rua e la fica.Jamais gostaria de conhecer este País.

    1. Katia,
      a Índia tem seus problemas, nem de perto mostrados pela novela, mas, acredite-me, tem um lado maravilhoso. Não conheço povo mais espiritualizado, e isto é um exemplo para o mundo.
      Obrigado pelo comentário, e abraço do Lourenço

  37. Pois eu prefiro aqui, o Lula a viver num país onde a mulher não é nem dona do filho.
    Eu hein???

  38. Tanto contribui que vc perdeu seu tempo pra falar disso e expor seu pensamento. Se nao fosse a Rede Globo e Glória nao haveriam pensamentos contraditórios sobre o assunto.

    1. Viva a polêmica e a contradição!
      Abraço do Lourenço

  39. Gostei de ler tudo o que vc escreveu.
    Achei muito educativo e transparente.
    Mas acho que vc não devia ter colocado o Lula nessa história.
    Abraços
    Jotinha

    1. Obrigado Jotinha. Mas, brasileiro que sou, estou revoltado com meu Presidente, e admiro profundamente Manmohan Sing.
      Abração do Lourenço

  40. Oi
    Eu, como pai e educador, acredito que as novelas poderiam e deveriam contribuir mais positivamente para a nossa sociedade, pelo grande poder de persuasão que detem.

    1. Jorge,
      concordo plenamente.
      Abração do Lourenço

  41. O Raj não vai descobriri que tem um filho BRASILEIRO não é?
    A Maya contou a verdade sobre o filho dela e agora sobre o dele ele não vai saber.

  42. Belo post, tenho amigos indianos também e nenhum deles é tão religioso quanto aparece nessa novela, aliás, vi pouca semelhança ao que conheço de lá! Mas respondendo a pergunta, acho que novela nunca teve o objetivo de ser educativa e como ficção, tem elementos da realidade não a realidade completa. Feliz de quem tem curiosidade e procura saber mais, mas tv, é só entretenimento (que anda de péssima qualidade por sinal, me divirto mais na internet! ;D ). bjnhus!

    1. Obrigado Lynda, e estejas certa de que a Índia é muito melhor do que está sendo mostrado.
      Obrigado pelo comentário!
      Abração do Lourenço

  43. Avatar de regina isabel detoni
    regina isabel detoni

    olá bom dia Gloria adoro suas novelas mas por favor deixa maya ficar com raj e puni a surya ela não pode ficar de ser desmascarada beijos de sua admiradora Regina Isabel

  44. acho q a maia tem que queimar no marmore do inferno , onde ja se viu , aki no brasil varia vagabundas vão la , dizem que o cara é o pai de seu filho m antes mesmo de sair o DNA o cara tem que pagar a pensão e ainda provar que o filho não é dele , isso demora um pá de tempo e depois que ele consegue provar que o filho não é dele , o dinheira de pensão não é retornado, o gasto com advoigado tambem não , e ainda é outra luta pra tirar do nome o bebe, vai vendo

  45. Com todo o respeito de quem pense o contrário, achei que a autora perdeu uma boa oportunidade de fazer uma vibrante estória de amor quando se permitiu acabar o amor (que era a tônica da trama) entre um dalit e a Maya.
    Claro que a globo se vingou do Márcio Garcia (por ter estado como estrela na Record) e deu lugar ao insosso Rodrigo Lombardi (o novo queridinho da globo e das mulheres do Brasil, inclusive a minha mãe e a minha sogra).
    Na verdade, não sei o que o Bahuam estava fazendo nessa novela, eis que a autora conseguiu diminuir a sua função inicial, que era o seu crescimento e o retorno ao amor de Maya. Preferiu enredar por um lugar comum do falso amor entre a Maya e o tic marido Raj.
    A globo perdeu um final empolgante numa retransformação do amor do dalit e a Maya e também no retorno do amor entre o Raj e a magricela do Leblom (Duda).
    Aí sim, que a novela iria bombar ou detonar, como dizem as criaturas de hoje.

    Um abraço pelo texto, muito bem escrito e com profundidade.

    O Escritor

    1. Walfredo, Obrigado pelo elogio. Como será o final hoje/ Eu mesmo estou curioso, e penso até em postar amanhã, com minha opinião sobre o último capítulo.
      Apareça sempre aqui – u m blog é feito por um blogueiro e bons comentaristas. Sejas um deles.
      Abraço do Lourenço

  46. Não acredito que sirva para educar. Muitos vezes vimos péssimos exemplos , que a pretexto de retratarem a realidade, ficam impunes, servindo como estímulo para os inconsequentes copiarem.

    1. Valdir,
      eu acho que elas poderiam servir para educar, pela penetração que têm. Por isso botei o assunto, e acho que levantar estas questões pode ajudar a mudar isso.
      Abração do Lourenço

  47. Avatar de antonio carlos
    antonio carlos

    As novelas da globo, só ensinam bandidagem, egocentrismo, radicalismo ignorante, inveja desmedida, se dar bem a qualquer custo, traição em TODOS os níveis, quando os vilões passam 6 meses se dando bem e no ultimo capítulo sofrem algum tipo de punição. O que a globo está fazendo com a concessão que lhe foi confiada é digno de uma intervenção por parte da ONU, já que os poderes instituídos no Brasil estão infestados de ratos corruptos, os quais a globo vem comprando desde que adquiriu a concessão das Organizações Victor Costa. Vou vomitar.

  48. Muito bom seu texto! Nunca tinha lido nada seu e adorei. Concordo qdo vc diz que Glória Perez mostrou a índia do séc. XIX… entretanto, não acho que novelas tenham papel educativo e/ou instrutivo. Novela é e sempre será, sem sombra de dúvida, um mero divertimento, as fotonovelas de antigamente, transmitidas via satélite.

    1. Mércia Querida,
      pela penetração que têm, acho que as novelas poderiam ser um poderoso instrumento de instrução e educação.
      Abração do Lourenço

  49. não , acho que não educam, e ultimamente as novelas da rede globo não pune os canalhas ladrões e endeusa os ricos sem escrupulos e sem carater e colocam os miseráveis como pessoas sem vida e idel. em suma não assisto novelas na globo pois o mal sempre triunfa sobre o bem e quando o bem triunfa e no ultimo capítulo e muitas das vezes se o mal for rico aparece em algum paraíso dando risadas do dos otarios que acreditaram neles.

  50. acho que la as pessoas ainda trilham a ignorancia

    1. Fiel, só lá? Não julgues a Índia pelo que vês na novela.
      Abraço do Lourenço

  51. Olá, Lourenço.
    Às vezes elas contribuem sim. Lembro de muitas com muitas informações interessantes. Não vou listar prá não ser cansativo. Tanto a FAVORITA quanto CAMINHO DAS ÍNDIAS informam sobre a questão da psicopatia (os psicopatas), adquiri o livro “Mentes Perigosas” e fiquei assustada pela minha ignorância em relação aos psicopatas. Bom, voltando para a Índia vejo que a Glória “caricaturou” alguns aspectos chamando atenção para uma outra forma de pensar e de viver. Com todo respeito pelos seus comentários (muito legais…)acho que a novela tem aquela questão do entretenimento e da trama em si. Eu também estou torcendo para que Raj e Maia fiquem juntos. Aquele outro lá o Bahuam é tudo de ruim num homem, ah! ah! afinal ele tem características fortes de um ocidental. Abraços. IZABEL MAIZA

    1. Izabel, o curioso é que Márcio Garcia não se parece com um dalit, e nem precisava, pois é um ator. Márcio tem o biotipo típico muçulmano. Já lombardi realmente se parece com um indiano, tal como Juliana Paes. A Índia é composta por diversas etnias.
      Abração

  52. Olá, Lourenço.
    Às vezes elas contribuem sim. Lembro de muitas com muitas informações interessantes. Não vou listar prá não ser cansativo. Tanto a FAVORITA quanto CAMINHO DAS ÍNDIAS informam sobre a questão da psicopatia (os psicopatas), adquirir o livro “Mentes Perigosas” e fiquei assustada pela minha ignorância em relação aos psicopatas. Bom, voltando para a Índia vejo que a Glória “caricaturou” alguns aspectos chamando atenção para uma outra forma de pensar e de viver. Com todo respeito pelos seus comentários (muito legais…)acho que a novela tem aquela questão do entretenimento e da trama em si. Eu também estou torcendo para que Raj e Maia fiquem juntos. Aquele outro lá o Bahuam é tudo de ruim num homem, ah! ah! afinal ele tem características forte de um ocidental. Abraços. IZABEL MAIZA

    1. Izabel QUERIDA,
      Você nunca me falta, obrigadíssimo! Realmente, deixando de lado a caricatura da Índia, que poderia valer para o século XIX, Glória Perez abordou a questão da esquizofrenia, como abordou a dos drogados em outra. Novela é para divertir sim, e é a linguagem de todos. Não vou combatê-las, mas sim esclarecer este ponto sobre a Índia, que me é caro. OBRIGADO pela participação, sejas sempre bem vinda.
      Abraço carinhoso do Lourenço

  53. Concordo muito com o que vc escreveu, as novelas não tem nada de educativo, mas não deixa de ser uma distração boa. Cabe a nós saber que é tudo ficção e não permitir que nossos filhos vejam, pois acho que não tem nada de bom para eles aprenderem.
    Gil

    1. Gilcelia,
      Novelas podem, sim, ser uma fonte de educação, e Glória Perez, justiça seja feita, busca um efeito melhor para elas, Veja como ela tratou a questão dos esquizofrênicos, e dos drogados na novela passada. Só preciso dizer a todos que aquela Índia que a novela mostra é a do século XIX. É bom dever, sim, se não, não atingiria tanta gente. Vamos pedir a eles que façam novelas melhores? Obrigado pelo comentário, venha sempre ao meu blog
      Abraço do Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.