Faltando três rodadas para terminar o Brasileirão 2012, já conhecemos o campeão. Na verdade, já o conhecíamos faz algumas rodadas, a vitória do último domingo contra o Palmeiras por 3 a 2 apenas carimbou oficialmente a faixa do Fluminense, que agora tem 10 pontos de vantagem sobre o Grêmio, segundo colocado, e não pode mais ser alcançado.
Se a conquista do torneio veio por antecipação, a coroa de rei também já pode ser dada, afinal, o título de craque do campeonato com certeza já tem dono, Fred, o homem gol tricolor.
Aos 29 anos de idade, o atacante é um daqueles jogadores estilo whisky, melhoram com a idade. Pensando bem, é difícil lembrar um longo período de má fase do jogador, ele fez gols por todas as equipes que defendeu. Aos 20 anos de idade, jogando pelo America Mineiro, Fred já ficou conhecido mundialmente ao marcar o então gol mais rápido da história do futebol, aos três segundos de partida, ao dar um chutão na saída do meio de campo. Depois desse muitos outros vieram e não demorou muito para que o modesto América ficasse muito pequeno para o craque. Sua passagem pelo Cruzeiro foi breve, porém, de muito sucesso. Nas duas temporadas em que jogou, em 2004 e 2005, foram quase 60 gols, dois títulos mineiros e a conquista da Copa do Brasil, sempre se destacando como artilheiro da equipe.
Consagrado nacionalmente, ao final da temporada 2005, o Cruzeiro aceitou proposta de 15 milhões de euros e liberou o matador para o Lyon, da França, no momento, a grande potência futebolística do país. Fred já chegou por lá com status de estrela. E no início, correspondeu. Só na estreia já foram dois gols, na vitória por 2 a 1 para o Lyon. Aliás, esse é outro fato curioso, ele fez gols em todas as suas estreias por novas equipes ao longo de toda a carreira. Voltando ao Lyon, os gols e boas atuações foram responsáveis pela convocação para defender o Brasil na Copa do Mundo de 2006. A fase não poderia ser melhor. Em 2007 veio uma grave contusão no joelho que o tirou por muito tempo. Karim Benzema, então a grande revelação do futebol local, começou a jogar no lugar de Fred, que quando voltou, já não tinha mais o mesmo espaço. A relação conturbada com o técnico da equipe francesa e os dirigentes motivou o atacante a forçar sua saída e voltar para o Brasil, agora, para o Fluminense.
Fred chegou no Flu em 2009, um dos anos mais difíceis da história recente do Tricolor. Fazendo campanha muito fraca, o Fluminense chegou a ficar com 98% de chance de cair para a segunda divisão no brasileiro, uma arrancada heroica do time, com o apoio pesado da torcida e os gols decisivos de Fred, fez com que a equipe se salvasse na última rodada. Desde então, o Fluminense é chamado por seus torcedores de “Time de Guerreiros”. O maior dos Guerreiros tem o número 9 nas costas. No ano seguinte veio a consagração, o título do Brasileiro, conquista que o Fluminense não alcançava desde 2012.
Na campanha de 2012, Fred foi mais uma vez fundamental. Na partida de domingo, 11 de novembro, contra o Palmeiras, que selou o título tricolor, vitória sofrida, 3 a 2 nos últimos minutos. Adivinha quem fez os gols? Fred, os três gols. Com esses, o matador soma 19 no Brasileirão e se isola na artilharia do torneio.
Amado por sua torcida e temida por defesas e torcidas rivais, Fred parece ter conquistado o respeito de todos, menos de uma pessoa, Mano Menezes. Esquecido pelo técnico da seleção, Fred já se conformou e disse não esperar convocações enquanto Mano estiver no comando. Sem dono faz muito tempo, a camisa amarelinha de número 9 parece estar esperando por Fred, apesar de esse encontro estar demorando muito tempo para acontecer.
Em tempo
Em tempo e muito bem vinda. Na manhã dessa terça-feira, 13 de novembro, Mano Menezes anunciou a lista dos convocados que irá enfrentar a Argentina no Clássico das Américas, na semana que vem. Entre os nomes, Mano atendeu ao nosso pedido, ao pedido de todos, e chamou o atacante Fred.
Vale lembrar que, nesse confronto, só é possível chamar atletas que atuam em clubes brasileiros e argentinos, ou seja, não é a força máxima de nenhuma das equipes. Porém, essa é a reestreia de Fred na seleção e, se ele continuar com sua escrita em estreias, com certeza conseguirá cavar sua vaguinha cativa no time de Mano.
Deixe um comentário