Uma infância pobre, sem cor, sofrida. A lembrança de deixar o cão companheiro para trás, em um caminhão pau-de-arara rumo à cidade grande, com os seis irmãos e a mãe. As histórias da infância do menino Luiz Inácio Lula da Silva estão no livro do jornalista Audálio Dantas, O Menino Lula – A história do pequeno retirante que chegou à Presidência da República, que será lançado neste sábado (28), às 11 horas, na Livraria da Vila do bairro dos Jardins, em São Paulo.
[nggallery id=14479]
O prefácio de Ricardo Kotscho, diretor-adjunto da Brasileiros, mostra as semelhanças nas trajetórias de autor e protagonista do livro. “Os dois saíram meninos lá das profundas dos sertões nordestinos e percorreram trajetórias de vida improváveis, se a gente for olhar de onde partiram e aonde chegaram”, escreve Kotscho.
Alagoano da cidade de Pau D’Arco, Audálio também migrou do sertão nordestino para a cidade grande e conhece bem os problemas enfrentados por Lula, que deixou Caetés, então distrito de Garanhuns, para ter uma trajetória improvável, quase uma ficção, um livro de Gabriel Garcia Marquez, como bem define Kotscho. No final do prefácio, ele lembra: “Este livro é uma prova de que, querendo, tudo é possível. Até mesmo mudar o nosso próprio destino”.
Além do texto de Audálio, O Menino Lula traz também várias fotos do acervo pessoal da família de Lula e xilogravuras do paraibano Jerônimo Soares, um dos mais importantes ilustradores de cordéis do Brasil. Leia mais sobre o livro, em texto do Balaio do Kotscho, aqui.
|
Deixe um comentário