Aos 86 anos, Marcelo Grassmann, que acaba de completar 65 anos de carreira, é o mais importante gravador vivo do País. Discípulo do mestre Emílio Goeldi, Grassmann atravessou décadas fiel à suas convicções artísticas, produzindo obra de forte personalidade, marcada por um expressionismo onírico e imagens assombrosas. Debilitado por uma isquemia, ele interrompeu sua prolífica produção de gravuras na última década, mas passou a minar o ímpeto criativo com uma intensa a produção de desenhos. Paixão que surgiu aos 12 anos, quando travou contato com as ilustrações de Gustave Doré para a Divina Comédia, de Dante Alighieri. Reconhecido mundialmente, Grassmann acumula mais de 400 exposições nacionais e internacionais e tem obras no acervo do MoMA de Nova York, na Bilbliotèque Nationale de France, em Paris, entre outros importantes museus.
Aberta para visitação à partir de segunda-feira, 5 de dezembro, no Espaço Cultural Citi, em São Paulo, a exposição Matéria dos Sonhos apresentará 33 gravuras do mestre nascido em São Simão, no interior do Estado. Além das gravuras, Matéria dos Sonhos revelará, pela primeira vez, matrizes em metal utilizadas por Grassmann para a produção de 217 obras. A exposição tem curadoria do crítico Jacob Klintovitz e ficará aberta para visitação gratuita até 3 de fevereiro de 2012.
Em janeiro, Grassmann foi personagem de um perfil publicado na edição 42 da Brasileiros, em que recorda mais de seis décadas de arte e o convívio com grandes artistas, como seu mestre Goeldi e os amigos Tarsila do Amaral, Flavio de Carvalho e Patrícia Galvão, a Pagu. Leia aqui
SERVIÇO
Memória dos Sonhos
Espaço Cultural Citi
Av. Paulista, 1111, térreo – Fone: (11) 4009-3000
de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 h; sábados, domingos e feriados, das 10 às 17h.
Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1146.
Deixe um comentário