Obama em seus primeiros dias de trabalhoPosso estar enganado ou ficando cego, mas estranhei não ver uma bela tela de computador nas primeiras fotos de Barack Obama em sua franciscana mesa de trabalho no salão Oval da Casa Branca.
As aparências enganam: o que mais me chamou a atenção no noticiário sobre o seu primeiro dia de trabalho como presidente foi exatamente sua disposição de utilizar largamente a internet para governar em ligação direta com a população americana.
Na campanha presidencial, ele já tinha sido o primeiro candidato a fazer da internet sua principal arma, tanto para arrecadar fundos (foram mais de U$ 750 milhões), como para mobilizar militantes.
No mesmo dia da sua posse, Obama inaugurou um blog no site da presidência, comandado por Macon Philips, diretor de novas mídias na Casa Branca, que prestará contas em tempo real das ações e decisões do governo.
O endereço do site: www.whitehouse.gov
A comunicação pela internet funcionará em duas vias, como deve ser: ao mesmo tempo em que Philips cuida de colocar as notícias da Casa Branca na grande rede, Obama poderá receber por meio dela sugestões e críticas de qualquer cidadão para o seu governo.
Antes que algum apressadinho venha me cobrar por que o governo brasileiro não faz o mesmo, seguindo nosso velho espírito vira-lata, já vou logo contando uma história que aconteceu comigo, e da qual muito me orgulho.
Quando recebi a Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República das mãos da jornalista Ana Tavares, que exerceu com a maior competência esta função durante os oito anos de governo FHC, a internet ainda engatinhava, mas já se podia prever a revolução que provocaria nas comunicações humanas.
Por isso, uma das primeiras providências que tomei no curto período de dois anos em que ocupei o cargo foi exatamente informatizar a SID e criar um site – www.info.planalto.gov.br – publicando o noticiário online em textos e fotos do dia a dia das atividades da Presidência e toda a memória do governo Lula.
Ali qualquer cidadão tem acesso a todos os discursos, íntegra de entrevistas, audiências concedidas, fotos de eventos e viagens do presidente Lula, desde o primeiro dia de seu governo.
Nem pensei em fazer um blog, como o diretor de novas mídias da Casa Branca, porque isto ainda era uma grande novidade lançada de forma artesanal e doméstica, exatamente neste período do início do governo Lula, pelo jornalista Ricardo Noblat (www.noblat.com.br).
O melhor de tudo é que foi possível montar o site sem ter que fazer licitação para a contratação de terceiros, contando só com recursos humanos e tecnológicos próprios do Palácio do Planalto, ocasião em que tive a colaboração de funcionários de carreira muito dedicados e da maior qualidade profissional.
A comunicação direta, o diálogo permanente que a internet proporciona entre governantes e governados será certamente o grande avanço dos próximos anos na construção de sociedades cada vez mais democráticas, não só nos Estados Unidos, mas também no Brasil.
Deixe um comentário