Preocupado com a recuperação econômica dos Estados Unidos – que pode ser afetada pela crise na Zona do Euro -, o presidente Barack Obama deu um recado aos líderes europeus em um discurso nesta sexta-feira, dia 8. De acordo com Obama, os líderes precisam agir para solucionar a crise financeira na região.
“As decisões requeridas são duras, mas a Europa tem a capacidade de tomá-las. (…) E quanto antes atuarem e quanto mais decisivas e concretas forem as ações, mais cedo o povo e os mercados recuperarão a confiança e menores serão os custos”, disse Obama.
Falando especificamente sobre a situação na Espanha, apontada como o “Titanic da Europa”, Obama ressaltou que é possível resolver os problemas sanando as dívidas mais urgentes para equilibrar a economia do país. “É preciso atuar mais rapidamente para injetar capitais aos bancos em dificuldades”, afirmou.
Obama também comentou a possível saída da Grécia da Zona do Euro, afirmando que essa decisão seria pior para o país. “Sabemos dos sacrifícios feitos pelo povo grego e os líderes europeus entendem a necessidade de apoiá-los caso queiram permanecer na Eurozona”, disse.
Deixe um comentário