O presidente dos Estados Unidos Barack Obama declarou nesta quarta-feira, dia 9, que é favorável a casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Num determinado ponto eu conclui que para mim, pessoalmente, era importante seguir em frente e afirmar que eu acho que casais do mesmo sexo devem poder se casar”, disse em uma entrevista à rede norte-americana de TV ABC
Com a declaração Obama se torna o primeiro presidente na história dos Estados Unidos a apoiar publicamente a união homoafetiva, uma grande evolução na luta pelos direitos dos homossexuais no país. George W. Bush, seu antecessor, chegou a propor uma emenda constitucional que declarasse o casamento a “união entre um homem e uma mulher”.
Obama tinha se manifestado contra o casamento gay em sua campanha à presidência em 2008, quando se disse favorável apenas à união civil. “Eu hesitei na questão do casamento gay, em parte, porque pensei que uniões civis seriam suficientes”.
A entrevista encerra uma polêmica que vinha sendo levantada na comunidade gay americana. A discussão sobre o casamento gay se tornou um ponto importante na campanha presidencial deste ano, em que Obama deverá enfrentar Mitt Romney, virtual candidato republicano ao posto.
Deixe um comentário