É impressionante como a cada dia surgem coisas novas em relação ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Um atento leitor enviou ao blog do Luís Nassif, no site Último Segundo, do iG, uma iniciativa interessante do jornal St. Petersburg Times, de Tampa Bay, na Flórida (EUA). É o “Obamômetro”.
O jornal elencou cerca de 500 promessas de campanha do democrata e irá acompanhar atentamente se o que Obama falou como candidato será cumprido como líder do país. O veículo da Flórida coloca um status em todos os itens: “parado”, “em trabalho” ou “na expectativa”. Assim que percebe ação do presidente, o jornal classifica cada uma das promessas como “promessa cumprida”, “solução conciliatória” (ou “concessão política”) ou “promessa quebrada”.
Por exemplo, a promessa de retirada das tropas norte-americanas do Iraque em 16 meses foi classificada como “cumprida” pelo “Obamômetro” do St. Petersburg Times. Segundo o medidor, Obama, no dia depois de sua posse, indicou que vai trazer de volta os soldados para o país. Em conversa com líderes militares, o presidente pediu esforços imediatos para uma trégua no Iraque e consequente retirada das tropas. Para o “Obamômetro”, promessa cumprida.
Já a questão de um governo livre de lobistas foi classificada como “solução conciliatória”, pois, para o jornal, Obama não tomou medidas claras e definitivas para proteger a Casa Branca da prática, tão corriqueira na administração Bush. Para o “Obamômetro”, uma concessão política.
A iniciativa do jornal bem que poderia chegar até o Brasil, tão carente de um acompanhamento ferrenho dos políticos e suas promessas de campanha. Os canais de comunicação direta com deputados, senadores, ministros e até o presidente evoluíram, mas ainda há que se caminhar uma longa estrada para que a palavra cidadania entre definitivamente no vocabulário dos brasileiros.
Confira o “Obamômetro”!
Deixe um comentário