Obesidade quadruplicou nas últimas três décadas

O Brasil ao lado da China, Índia, Indonésia e Egito, está entre aqueles países em desenvolvimento onde o número de adultos acima do peso ideal ou obesos quadruplicou desde o ano 1980. As informações são do relatório feito pelo Overseas Development Institute, um dos principais centros de estudo sobre desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha. A instituição comparou dados de 1980 com dados de 2008, e verificou que na América Latina o percentual de pessoas acima do peso recomendado era de 30% em 1980, 18 anos depois o número subiu para 60%. 

De acordo com o estudo, o enorme aumento dos casos de ataques cardíacos, derrames e diabetes nos países em desenvolvimento estão próximos dos padrões dos países desenvolvidos. À medida que os rendimentos da população cresceram em países em desenvolvimento como Egito e México, a composição de suas dietas também mudou. Se antes os hábitos alimentares incluíam mais cereais e grãos, hoje o consumo cedeu mais espaço para gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal. 

Para Steve Wiggins, um dos autores do relatório, a renda mais alta nesses países possibilitou a escolha do alimento que essas populações desejavam. Soma-se a isso o aumento da disponibilidade de alimentos processados, a influência da mídia e publicidade na compra desses produtos, mudanças no estilo de vida e o sedentarismo. 

O relatório aponta que o maior crescimento em pessoas com sobrepeso ocorreu no sul da Ásia oriental. Em 1980, a porcentagem se limitava aos 7%, quase 30 anos depois subiu para 22%. A taxa de sobrepeso duplicou na China e aumentou em um terço na África do Sul. Muitos países do Oriente Médio também registraram um alto percentual de adultos com excesso de peso. 

No entanto, países como Peru e Coreia do Sul conseguiram evitar aumentos da obesidade graças à valorização de dietas tradicionais à base de cereais e vegetais. A América do Norte ainda tem o maior percentual de adultos com excesso de peso, 70%, regiões como a Austrália e sul da América Latina não ficam muito atrás, com 63%.


Comentários

2 respostas para “Obesidade quadruplicou nas últimas três décadas”

  1. Realmente a obesidade esta se alastrando no mundo, visto a facilidade de comida industrializada, mas sempre se encontra produtos naturais, que ajudam na perda de peso, mas com saúde.
    É o caso da Empresa TLC-Total Life Changes que esta chegando ao Brasil, com seus produtos naturais, convido a todos a conhecerem e tenho certeza que ajudara a muitas pessoas a ter uma mudança no seu estilo de vida, http://www.totalifechanges.com,/2285671

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.