Oitava edição do In-Edit exibe 57 produções

Um dos destaques da oitava edição do In-Edit é Frank Zappa in His Own Words, de . Foto: Divulgação / In-Edit
Um dos destaques da oitava edição do In-Edit é Frank Zappa in His Own Words, longa-metragem de Thorsten Schütt que reconstitui a trajetória do músico norte-americano. Foto: Divulgação / In-Edit

Segue em cartaz em São Paulo até 18 de setembro a oitava edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. A mostra, que neste ano presta homenagem ao diretor britânico Tony Palmer, reúne 57 títulos que serão exibidos em 11 espaços culturais da capital paulista: Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, Cine Matilha e seis unidades da rede CEU.

Celebrado em uma retrospectiva que reunirá oito filmes, entre eles documentários sobre os Beatles, Leonard Cohen e Cream, o power trio formado por Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, Palmer virá ao Brasil para, no dia 16, realizar uma Master Class no Cine Matilha.

Vencedor do Prêmio APCA 2015 na categoria Melhor Projeto Especial em Música Popular, o festival traz entre os destaques a première nacional do longa-metragem Eat That Question – Frank Zappa in His Own Words, de Thorsten Schütt. Na mostra Panorama Nacional, 27 títulos, entre curtas e longas-metragens, atestam a pujança da atual produção documental dedicada à música do País.

A seleção de filmes que participam da competição nacional reúne cinco títulos inéditos no circuito comercial do País. Waiting for B, de Paulo César Toledo e Abigail Spindel, sobre a vigília dos fãs cariocas de Beyoncé durante passagem da cantora pelo Rio de Janeiro; Xingu Cariri Caruaru Carioca, de Beth Formaggini, que documenta apresentações de Carlos Malta pelo Brasil; Danado de Bom, de Debby Brennanda, sobre João da Silva, coautor de clássicos de Luiz Gonzaga; Pedro Osmar, Prá Liberdade que se Conquista, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, sobre o multiartista paraibano, e Brasil Heavy Metal: Um Filme, Um sonho, Uma Declaração de Amor ao Metal Brasileiro, de Ricardo Michaelis.

Fora de competição, oito filmes integram a Mostra Brasil: Rogério Duarte, o Tropikaoslista, de José Walter Lima, sobre o artista gráfico baiano, um dos artífices da Tropicália, morto no início deste ano; Guerrilha – A Trajetória da Dorsal Atlântica, de Frederico Neto e Alexander Aguiar, sobre a banda carioca de heavy-metal; Coragem, de Sebastião Braga, que conta a história do músico Felipe de Luna; Além dos Palcos e Mais Além, de Gabriel Rosa, sobre o coletivo Viajarte; Marrabenta, os Sons de Moçambique, de Victor Lopes, sobre o gênero musical mais popular do país africano; Violeiro de Samba, de Charles Exdell, que retrata a música do Recôncavo Baiano; Violão-Canção: Uma Alma Brasileira, do músico Chico Saraiva; e Time Will Burn, de Marko Panayotis e Otávio Sousa, que retrata a cena independente de bandas de rock do começo dos anos 1990, como Pin-Ups, Mickey Junkies, Second Come e Killing Chainsaw.

Entre produções locais, o festival ainda reúne sete títulos com pré-estreia na mostra Brasil.doc e uma sessão especial, com o documentário Ariel – Sempre Pelas Ruas, de Marcelo Appezzato, que conta a trajetória de Ariel Uliana Junior, um dos pioneiros do Movimento Punk no Brasil, à frente do grupo Invasores de Cérebros.

Na seleção de títulos estrangeiros, o In-Edit reúne 20 trabalhos, 18 deles inéditos no Brasil. Entre os destaques, estão filmes como Zonda – Folclore Argentino, do espanhol Carlos Saura, The Ecstasy of Wilko Johnson, de Julien Temple, uma homenagem ao legendário guitarrista da banda Dr. Feelgood, e The Jam: About the Young Idea, de Bob Smeaton, que reconstitui a trajetória do cultuado trio britânico liderado pelo cantor e compositor Paul Weller.

O IN-EDIT Brasil traz ainda programação paralela com shows das bandas Fábrica de Animais, Pin-Ups, Invasores de Cérebros e Chico Saraiva, além do seminário 3XDocumentário Musical, uma série de encontros mediados pelo jornalista Marcus Preto.

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Confira a programação completa do festival

Veja abaixo o trailer de Time Will Burn, de Marko Panayotis e Otávio Sousa


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