Ônibus na madrugada

Foto reprodução


Os frequentadores e trabalhadores da noite paulistana podem comemorar. A partir de janeiro, 140 linhas de ônibus funcionarão em São Paulo durante a madrugada – 42 a mais que atualmente. Mas mais do que este aumento no número de linhas, a quantidade de veículos também crescerá expressivamente, o que significa menor intervalo de espera para os usuários.

As linhas serão divididas em dois sistemas e funcionarão todos os dias das 0h30 às 4h. As linhas do sistema estrutural irão acompanhar os traçados do metrô e trem, interligando regiões mais distantes. Já o sistema local percorrerá bairros com demanda noturna e terão intervalos mais espaçados, a cada meia hora.

O custo da operação noturna, que atualmente é de R$ 2 milhões, passará para R$ 5 milhões, custeados integralmente pela Prefeitura. O estudo final do transporte público 24 horas está em fase final de elaboração e divulgará em breve o trajeto das linhas  e o sistema de remuneração das empresas. Alguns especialistas criticam a medida, afirmando que foi feita para beneficiar empresários do setor.

Mas é fato que em uma cidade boêmia, com Lei Seca e táxi caro, o transporte público é necessário 24 horas por dia.


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