Foto Reprodução
A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelou que a causa do apagão que atingiu a região Nordeste e parte da região Norte na madrugada desta sexta-feira, dia 26, foi causada por um incêndio em um equipamento localizado entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA). Segundo informações do portal Terra, o problema ocorreu na interligação dos sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
O problema afetou os Estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, que ficaram sem luz por pouco mais de uma hora. A dificuldade ocorreu pouco depois da meia-noite e a energia elétrica foi reestabelecida por volta da 1h30 da madrugada.
Alguns Estados, no entanto, permaneceram sem energia por mais tempo. Em Pernambuco, a energia foi reestabelecida por volta das 4h, enquanto na Bahia o abastecimento voltou às 2h30. O Ceará foi outro Estado que permaneceu sem energia por mais tempo, tendo o abastecimento reestabelecido às 4h50.
Técnicos da ONS se reunirão às 14h de hoje na sede do orgão, no Rio de Janeiro. O tema também é assunto de reunião no Comitê de Monitoramente do Setor Elétrico, em Brasília.
Deixe um comentário