Um relatório apresentado nesta quarta-feira, dia 18, pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que o número de mortes por Aids no mundo caiu 24% entre os anos de 2005 e 2011. Segundo informações veiculadas pelo portal G1, o número caiu de 2,2 milhões para 1,7 milhão.
A queda pode ser atribuída à eficácia dos tratamentos com medicamentos antirretrovirais, que garantem uma expectativa de vida maior aos portadores do vírus HIV. Nos anos 80, a expectativa de vida de um soropositivo era de cerca de cinco meses. Atualmente, ela ultrapassa os dez anos.
O número de infectados pelo vírus em 2011 foi de 2,5 milhões de pessoas. O dado é considerado baixo pela ONU, que contabiliza 34,2 milhões de infectados pelo HIV em todo o mundo.
O Brasil e a América do Sul tem importante destaque no combate ao vírus. O continente presta atendimento a 70% dos infectados, sendo o mais eficaz em todo o planeta. Segundo especialistas, a intenção é a de fornecer acesso universal ao vírus até 2015.
O relatório também destaca a necessidade de promover medidas que acabem com a discriminação aos soropositivos. Para a entidade, esta é uma das principais ações que devem ser tomadas para que os infectados possam garantir ainda mais sua qualidade de vida.
Deixe um comentário