A oposição venceu a eleição parlamentar de domingo (6) na Venezuela e agora tem maioria na Assembleia Nacional do país depois de 16 anos.
O resultado, anunciado às 3h da manhã desta segunda-feira (horário de Brasília), indica vitória da MUD (Mesa da Unidade Democrática) por, ao menos, 99 das 167 cadeiras no Parlamento unicameral. Já o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) elegeu 46 deputados.
Cerca de 19 assentos ainda precisavam de definição. Se dois deles acabarem com a oposição, ela terá maioria de três quintos, o que será suficiente para destituir o vice-presidente e ministros.
O presidente chavista, Nicolás Maduro, reconheceu a derrota, a primeira em 16 anos. “Vimos com a nossa moral, com a nossa ética, reconhecer estes resultados adversos, aceitá-los e dizer à Venezuela que a Constituição e a democracia triunfaram”, afirmou, em declaração divulgada pela televisão, pouco depois do anúncio oficial do resultado. “Foi um dia longo, com grande jornada de participação, em que quase 75% dos eleitores expressaram o seu voto”, disse Maduro.
Ele destacou que se trata da 20ª eleição, “de um ciclo profundo de democracia” na Venezuela.
*Com Agências
Deixe um comentário