Organizando o conhecimento

Nessa quarta-feira, 22 de agosto, começou a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, o KM Brasil, que teve como tema “Conhecimento e Aprendizado Colaborativo para o Crescimento Sustentado: Pessoas, Práticas e Ferramentas.”

Com uma proposta diferente das convenções tradicionais, a KM Brasil aposta na descontração e interatividade para cativar os espectadores com muitas conversas paralelas e atividades em grupo.

A primeira mesa do evento, que teve como tema “Aprendendo a Gerar Conhecimento a partir das Redes”, contou com os facilitadores Luciano Palma, Community Manager da Intel, Luciana Anunzziata, sócia diretora da Dobra e Fabiano Morais, da Moov. Antes de os palestrantes começarem, foi pedido para que os espectadores, divididos em mesas redondas, se apresentasse para o restante do auditório.

Luciana Anunzziata foi quem começou a explicar o que, para ela, é o abstrato conceito da “gestão do conhecimento”. “O seu conteúdo não é nada sem clareza e senso de oportunidade”, opinou. Ela também explicou que o conhecimento vem através de uma tríada: seu repertório, suas fontes de pesquisa e suas redes de compartilhamento, online ou offline.

Sem uma preocupação com as formalidades, comuns em eventos desse tipo, a primeira palestra do KM Brasil foi uma grande conversa entre os presentes, os três palestrantes não tiveram um tempo determinado para falar, eles se complementavam nas explicações.

Pegando o gancho de Luciana, Fabiano Morais entrou na conversa em fez um alerta muitas vezes ignorado pelas pessoas, principalmente pelos mais jovens. “É fundamental você se concentrar em apenas uma tarefa por vez, é provado que quando você está fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, ou você demora mais para terminar, ou faz um trabalho mal feito”. Luciano Palma concordou, mas acrescentou que atualmente é preciso estar sempre se atualizando, já que, para ele, vivemos em um mundo das redes, o mundo beta, sempre se atualizando.

Após um breve bate-papo, os “professores” apresentaram algumas ferramentas de rede que facilitam a vida em rede. O Klout, por exemplo, funciona como um medidor de popularidade na internet. Ele te classifica de 0 a 100 e ainda procura seus nichos, definindo em quais campos ou assuntos você tem mais relevância. Eles também citaram o Delicious como uma bela ferramenta. O site serve para arquivar e catalogar os sites preferidos para acessá-los de qualquer lugar, um “social bookmark”.

Para quem se interessou, o KM Brasil acontece no Bourbon Ibirapuera Convention Center, ao lado do Shopping Ibirapuera, em São Paulo e vai até a próxima sexta-feira, 24 de agosto.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.