1. Patricia Arquette
Com a estatueta de melhor atriz coadjuvante em mãos pelo trabalho em Boyhood, Patricia Arquette começou com um agradecimento padrão e usou o finalzinho de seu discurso para falar sobre igualdade de gêneros. “É a nossa vez de ter igualdade salarial de uma vez por todas, igualdade de direitos para as mulheres nos Estados Unidos da América”. A fala levantou a plateia, em especial Meryl Streep e Jennifer Lopez, que apareceram na transmissão vibrando com o discurso.
+ Filme “Birdman” recebe quatro estatuetas no Oscar 2015
2. John Legend
A falta de negros entre os indicados ao Oscar deste ano gerou polêmica com razão. Também é fato que Selma, filme sobre a campanha liderada por Martin Luther King pelo direto do negro votar nos EUA, merecia mais indicações. Acabou que o prêmio de melhor música para o filme soou como um injusto título de consolação diante do erro da Academia.
No discurso, o cantor John Legend deixou sua mensagem contra o racismo: “Nós escrevemos essa música para um filme baseado em eventos de 50 anos atrás, mas nós dizemos: “Selma é agora”. Porque a luta pela justiça acontece agora. Sabemos que o direito de voto, por qual eles lutaram há 50 anos, está sendo comprometido agora neste país. (…) Vivemos no país mais encarcerados no mundo. Há mais homens negros sob controle correcional hoje do que estavam sob a escravidão , em 1850″.
I’ll never be over @JohnLegend + @Common‘s powerful #Oscars2015 performance: http://t.co/RVwrcjXnFE pic.twitter.com/3Vo6mcxrLh
— MTV (@MTV) February 23, 2015
3. J.K Simmons
O veterano J.K Simmons venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por Whiplash e aproveitou o discurso para dar uma dica geral para o mundo todo. “Ligue para sua mãe, ligue para seu pai. Se você tiver a sorte de ter um deles ou os dois vivos neste planeta, fale com eles. Não mande mensagem. Não envie e-mail. Fale com eles por telefone. Diga a eles que você os ama, agradeça”.
Well said, J.K. Simmons. #Oscars pic.twitter.com/yyB2EQvyln
— The Academy (@TheAcademy) February 23, 2015
4. Graham Moore
Moore levou o Oscar pelo roteiro adaptado de O Jogo da Imitação e uso o tempo curto para falar sobre sua história pessoal de superação. “Eu tentei cometer suicídio aos 16 anos e agora eu estou aqui (…) Gostaria que este momento seja para aquele criança lá fora que se sente como se não coubesse em qualquer lugar . Você cabe. Permaneça estranho. Permaneça diferente. Então, quando for a sua vez e você estiver em pé neste palco, por favor, passe a mesma mensagem”. O diretor Kevin Smith elogiou no Twitter.
IMITATION GAME wins Best Adapted Screenplay but screenwriter Graham Moore wins at life for the most real & BEST SPEECH OF THE NIGHT. #Oscars
— KevinSmith (@ThatKevinSmith) February 23, 2015
5. Eddie Redmayne
Vencedor na categoria de melhor ator por interpretar o físico Sthepen Hawking em A Teoria de Tudo, Redmayne superou o nervosismo na hora do discurso para dedicar o prêmio a todos que sofrem com a esclerose lateral amiotrófica, a doença sem cura com que Hawking convive desde os 21 anos e que exigiu grande esforço de Redmayne na hora de interpretar o personagem.
Deixe um comentário