Um Ted Kennedy para nós!

Bandeira do Uruguai
Bandeira do Uruguai

Queridos. Abro este post agradecendo a Deus por Nilmar e Júlio Baptista, que mostraram como, até mesmo com os reservas, nós estamos muito bem preparados para a Copa do ano que vem. E também estou muito feliz, pois ontem, enquanto eu defendia neste blog a adoção de crianças por homossexuais, ideia atacada ferozmente por diversos comentários ao meu post, o Parlamento Uruguaio aprovou a lei que permite a adoção de crianças por gays naquele país. Isto faz do Uruguai o primeiro país da América Latina a dar este importante passo, e o iguala, a Dinamarca, Holanda, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Gales, Espanha, Islândia, Bélgica, Noruega, África do Sul, Israel, e vários dos Estados dos Estados Unidos e da Austrália. O Brasil ainda está longe disso, mas leiam meu post de ontem.

 Sabem como se conseguem avanços como estes? Aí está o Uruguai para ensinar: conscientizando-se a sociedade, e fazendo leis. É por isso que eu vou fazer uma homenagem a um dos maiores legisladores deste século, que morreu nos Estados Unidos há duas semanas. Trata-se do Senador Edward (Ted) Kennedy, daquela mitológica família americana, irmão de John e Bob Kennedy, e último dos 3 ainda vivo. Eu confesso que tinha uma certa implicância com os Kennedy, e por isso o desprezava, mas lendo agora tudo o que ele fez, só posso admirá-lo.

 Seu pai fez fortuna contrabandeando whisky e lidando com a máfia. Seu irmão, John, foi o 35º Presidente dos Estados Unidos, e todos o adoravam, pois ele era jovem, tinha 43 anos quando eleito, a mesma idade de Obama,  era bonitão, e sua esposa um charme. Como ele morreu assassinado de forma bárbara, tornou-se um mártir, mas a verdade é que ele era um cafajeste, foi tão inábil que quase causou uma guerra nuclear, e começou a guerra do Vietnã. Para piorar, autorizou ações para desestabilizar as democracias na América Latina, mormente a nossa. O outro irmão, Bob, também foi Senador e Advogado Geral, e era melhor, mas foi assassinado antes de concorrer à presidência, e, assim, também se tornou uma lenda. Restou Ted, o mais novo, que sempre bebeu feito um gambá, teve passagens nebulosas em sua vida pessoal, mas foi um grande Senador durante quase cinquenta anos.

Ted Kennedy
Ted Kennedy

Ted Kennedy passou a vida no senado americano, e, embora fosse católico, não teve receio de se expor e trabalhar em favor das causas gays. Ele foi um dos responsáveis pela aprovação da lei que assegurou tratamento médico às vítimas da AIDS, e da lei contra a discriminação de gays no trabalho. Embora sem sucesso no Senado, ele lutou publicamente pela criminalização da homofobia, e pela aprovação do casamento gay – e muitos avanços foram conseguidos em ambas as questões com o apoio dele.  Seu provável sucessor é o Deputado Patrick kennedy, seu filho, que segue no Congresso Americano os passos do pai. O filho do Presidente John Kennedy, John Jr., conhecido por John John, não era político. Chegou a criar uma revista sobre política, chamada George, mas  morreu jovem, tragicamente,  em um acidente aéreo. John John talvez tenha sido o homen mais lindo do mundo.  Quando, anos antes,  ele jogou freesby sem camisa, no Central Park em Nova York, ele devastou corações, gays e héteros. Também virou um mito!

Assim como eu uso o exemplo do Uruguai, também os Estados Unidos são um poderosíssimo exemplo para nós, ninguém deve se perguntar por que. Não temos ninguém como ele no Congresso Nacional de José Sarney.

Deus! Eu agradeço por Nilmar e Júlio Baptista, mas, se não for abuso, agradeceria também se nos mandasse alguém como Ted Kennedy.

 E vocês, acham que temos, no nosso Congresso, algum grande legislador? E será que nós conseguiremos, um dia, ter uma lei como a aprovada ontem pelo Uruguai? E também legalizar o casamento de homossexuais?


Comments

78 respostas para “Um Ted Kennedy para nós!”

  1. Acho que alguns dos erros aos quais se referiu Roy foram “trágicamente” e “públicamente” (não têm acento). “Ninguém deve se perguntar por que” (sem interrogação) e o excesso de vírgulas, erro que muita gente comete.

    1. Obrigado Miguel.

  2. De nada! Pena que acabou ficando nos comentários a primeira versao com alguns erros que havia corrigido na segunda versao. Mas a idéia também é transmitida, nao importa a perfeicao ortográfica/gramática.
    Té mais.

    1. Obrigado Rafael,
      Abração do Lourenço

  3. FINALMENTE! FINALMENTE VEM ALGUÉM FALAR SOBRE JESUS ENTENDENDO DO ASSUNTO. É ISSO AI DONA DORITA. JESUS DISSE NÃO JULGUEIS E NÃO SEREIS JULGADO, MAS OS IRMÃOS AI PREFEREM ESQUECER JESUS E FALAM POR ELES MESMOS. JESUS TAMBÉM DISSE PARA AMARVOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOZ AMEI, E NÃO VEJO AMOR NENHUM NOS COMENTARIOS DELES.
    PARABENS DONA DORITA

  4. Avatar de Dorita Grinsburg
    Dorita Grinsburg

    Meus Deus!!! Como o nome sagrado é desvirtuado. Que abuso, que vergonha. pessoas ignoram os ensinamentos de Jesus Cristo – maiores do que de qualquer outro homem, e saem tresloucadamente a julgar os outros, e a condená-los. Quem ama a Deus sobre todas as coisas não usurpa para si a palavra divina, e quem ama ao próximo como a si mesmo não os trata como vem tratando os homossexuais por aqui. Sou héterossexual, avó, e respeito os gays como irmãos, quero que todos sejam felizes, e acho que vocês deveriam ler mais o que disse Jesus na Bíblia.
    Due sos perdoe.
    Dorita Grinsburg

  5. Avatar de Roberto Miranda Rocha
    Roberto Miranda Rocha

    Só depois de vivenciar situações e experiências próprias é que deveríamos emitir opinião sobre
    assuntos e temas em debate, principalmente se
    o acesso a estas forem livre e pública.
    Mesmo aqueles com formação profissional, nestas situações, deveriam se resguardar e procurar amadurecer mais sua experiência do dia a dia.
    Registro isto porque vejo pessoas sem qualquer qualificação ou experiência a interferir neste blog com verdadeiros escrementos de raciocínio, de abordagem ao falar para pessoas que não os convidaram, estão dando sinal de respeito, debatendo e comentando o cotidiano naquilo que,
    não só a eles diz respeito, mas que lhe tocam e ferem a vida no que há de mais sagrado: a igualdade e a liberdade.
    Desprovidas de argumentação, de lógica ficam a vomitar tudo que enguliram pelos ouvidos sem
    que sejam capazes reprocessar ou repensar o que ouviram. Deviam perceber que normalmen-
    te suas opiniões nunca são pedidas, ouvidas e menos ainda, respeitadas no seu ambiente de convivência.
    Escrevo este comentário apenas para protestar contra estas pessoas que interferem sem o devido respeito, não apontam caminhos, idéias ou outro tipo de contribuição.
    Veja o exemplo: acusar de erros de português.
    É muita pobreza de espírito, é se sentir, sem perceber, muito inútil.

  6. Prezado Lourenco,

    Precisaria me informar mais da sobre o atual leque de lesgiladores que com integram o nosso congresso para responder as tuas perguntas. Ainda teria que ler (eu mesmo) um pouco mais sobre T. kennedy para melhor fundamentar a minha resposta, apesar de seu texto já ser uma grande passo para a formacao de minha opiniao, pois me parece que voce procura sempre pesquisar antes de “meter a mao na massa” no processo de criacao de seus textos.

    Mas me arrisco mesmo assim a tecer alguns comentários talvez inerentes ao seu texto. Claro que o Brasil (aqui me refiro ao povo brasileiro: eleitores e representantes políticos!) ainda tem MUITO que evoluir pra chegar a um patamar de discussão aberta, laica e desprendida de qualquer tipo de fanatismo ideológico (seja ele qual for), para que se possa debater livremente (e com soberania dos argumentos práticos, em detrimento aos teóricos, estes último tem sim sua importancia, mas precisam respeitar os limites da realidade) as questões que permeiam a nossa sociedade no contexto atual, inclusive aquelas ligadas aos novos conceitos de família.

    Sou brasileiro, com muitíssimo prazer e alegria, mas por motivos profissionais estou na Alemanha há quatro anos. Aqui tenho a oportunidade de viver num país onde o respeito ao indivíduo e aos seus direitos como ser-humano vem acima de qualquer outro conceito religioso, racial, de classe social ou de opcao sexual vem em primeiro lugar. Tenho ainda a felicidade de, como homossexual, ao ter encontrado a pessoa com a qual quero dividir meus dias, minhas conversas e questionamentos sobre a vida, minhas alegrias e tristezas, poder me unir civilmente com o mesmo. Ainda há muito a ser discutido e melhorado quanto a essa questao por aqui, mas é muitíssimo gratificante poder ser respeitado, e muitas vezes até felicitado, em todos os lugares onde onde me é solicitado informar o meu estado marital. Claro que há excessoes, pois é inerente do ser humano, nao aceitar o diferente no primeiro momento, ou no primeiro contato. Mas em geral, a discussao sobre a homossexualidade e os direitos dos homossexuais chegou em todos os setores da sociedade alema. Nao é mais um tabu.

    Aqui eles estao prestes a escolher o partido que vai escolher o primeiro ministro que representar o país deles nos próximos 4 anos. E TODOS os partidos, exceto um de extrema direita católia (CSU) e o neo-nazista (NPD), têm propostas beneficentes para a uniao civil estável de pessoas do mesmo sexo. Inclusive grande maioria desses defende sim a equiparação dos direitos de casais hetero aos dos casais homo no quesito da adocao. Realmente um grande avanco pois atualmente aqui na Alemanha 16.000 criancas crescem em famílias aqui conhecidas como família arco-íris, ou seja, de pais homossexuais. Ou seja no total se essas estatísticas estiverem certas, sao 16.000 criancas, 32.000 pais de família, tirando os parentes (avos, tios, etc) e amigos dessas famílias que estariam diretamente envolvidas e sensibilizadas por essa causa. Num país de 80 milhoes de habitantes, onde pelo menos 50% vai as urnas no próximo dia 27, nao é de se admirar que a maioria dos partidos tem sim em seus planos pelo menos alguns tópicos relacionados a melhoria do apoio legal à essas famílias (poderia numerar alguns aqui, mas me estenderia mais do que já o faco) e dos direitos homossexuais em geral. E aqui essas “criancas adotadas” já comecam a virar adultos e a provar que o mais importante para a formacao delas foi o amor e respeito nas relacoes familiares. E que a orientacao dos pais delas nao contribuíram nas suas orientacoes sexuais, mas que isso contribuíu sim na sua visao mais aberta e menos preconceituosa do mundo, nao somente nos temas ligados à identidade sexual. E isso faz sim muito sentido, porque tenho pais heteros, convivi grande parte de minha vida numa sociedade machista e nem assim “virei” hetero, apesar de ter tentando. Nao era da minha natureza. Do mesmo jeito desse acontecer com essas criancas criadas por pais homossexuais.

    Sou a favor da igualdade dos direitos tributários entre os casais homossexuais e heterossexuais que constituem família (apesar se nao ser o meu caso, pois preferimos investir na educação de sobrinhos ao invés de termos as nossas próprias crianças). Como também sou a favor da igualdade de direitos de casais de ambas as orientacoes sexuais que nao constituem família. E essa é a nossa luta atual por aqui.

    Preciso concluir. E pra isso, deixo a esperanca e a quase certeza de que a sociedade brasileira, mais cedo ou mais tarde vai sim ter que amadurecer esse tipo de discussao, mas pra isso, é preciso sim, como já falado aqui, investimento em educacao, para que possamos escolher melhor e mais consciente os nossos representantes pois eles é que serao os reponsáveis por legislar ao nosso favor. Mas, pra ser sincero, as vezes me pergunto se isso é realmente um problema de formacao educacional ou ideologia, ou mais especificamente, conceito pre-formado, pois nao acredito que as postagens de algumas pessoas (em geral sem argumentos, nem práticos nem teóricos), seja de pessoas de baixo nível intelectual. E, como também já dito aqui, o povao, mesmo sem educacao, é solidário sim e encara essas questoes à sua maneira, conseguindo, em muitos casos, enxergar o ser-humano e suas necessidades atrás da sua opcao sexual, muito mais facilmente do que muita gente dita intelectual.

    Um grande abraco à todos e parabéns, Lourenco, por esse espaco. Gostei da idéia de integracao do seu Blog, de discussao da questao homossexual como grupo social INSERIDO na sociedade, formador de idéias, eleitor, pagador de imposto e na num contexto marginalizado, excluído e “contra a sociedade heterossexual”. Certamente virei aqui com mais constancia. A minha parte nessa luta de conscientizar também é constante. Comecou pequena, com a discussao sobre o tema com meus pais e irmao. Passou para os amigos, colegas de trabalho e agora a grande família (que acho que é o passo mais difícil). E positivamente, somente um tio, de 80 anos, disse que já era muito velho pra aceitar os novos caminhos da sociedade, ao saber, por minha mae, do meu casamento. Todos os outros parentes e meus colegas de trabalho de (de diferentes nacoes/culturas/religoes do mundo como India, Austrália, Inglaterra, Gana, Camarao, Franca…), me felicitaram por esse acontecimento. Uma luta de muitas batalhas vencidas!

    1. Rafael,
      Menino, você escreveu mais do que eu, e disse mais do que eu, trouxe mais elementos que eu, PARABÉNS!!! Fico felissísimo quando encontro um colaborador assim. Realmente, é com informação e participação que chegaremos a uma sociedade mais justa para nós. Teu comentário merece mais atenção, e vou voltar e ele mais tarde, mas, desde já MUITO obrigado, sejas semrpe bem vindo!
      Abração do Lourenço

  7. Avatar de wilson antonio
    wilson antonio

    as familias constituidas por DEUS(homem/mulher) precisam se mobilizar contra a implantação destas leis pois ferem os principios divinos e tudo que assim tenta ser implantado deve ser combatido pela sociedade. DEUS livre nosso Brasil.

  8. Avatar de walber fernandes da silva
    walber fernandes da silva

    Prezado Lourenço,
    Cada um de nós precisa ter cuidado para não se exaltar a loucura.Cuidado para não se chamar o certo de errado e o errado de certo.
    Creio que a Bíblia é a Palavra de Deus.Ela chama o homossexualismo de pecado, embora Deus ame ao pecador.
    Deus não te criou para ser gay, mas o criou para a glória dEle.Você e eu devemos viver para aquela finalidade para a qual fomos criados, ou seja, fomos criados para a glória de Deus.
    Bom é ter esperança.

    1. Walber,
      Fé e esperança eu não perco nunca, estejas certo disso.
      Que Deus te abençoe,
      Lourenço

  9. ESSE NEGOCIO DE GAY,LESBICAS, SÃO DESVIOS DE COMPORTAMENTO HUMANO, NO MEU TEMPO ERA CHAMADOS DE HOMOSEXUAIS, EXISTEM 2 SEXOS O RESTO É PERVERSÃO, ANTIGAMENTE A FAMILIA ESCONDIA OS CASOS, HOJE É NORMAL, PRA MIM É NORMAL DENTRO DE UM MANICOMIO. COMO DISSE O PAULO SILVINO ISSO É UMA BICHONA. TSTSTS

  10. Avatar de walber fernandes da silva
    walber fernandes da silva

    Meu Senhor,
    Não tenho nada contra o gay.Eu os respeito.Deus os ama, da mesma forma que ama qualquer outra pessoa.
    Quando Deus criou a raça humana, Ele criou macho e fêmea. Homem e mulher.Deus quer que as crianças sejam criadas em um lar com um homem e uma mulher.Sou contra o casamento gay.Sou contra criança ser adotada por gays.Aliás não existe casal gay.Existe casal formado por um homem e uma mulher.
    Que o Senhor Deus abençoe a sua vida.

    1. Walber, discordo de tua opinião, mas sempre respeito a opinião contrária, respeito muito a ti. É nos respeitando que vivemos e diversidade. Que Deus o abençoe.
      Abraço do Lourenço

  11. O que os homossexuais e os seus defensores querem é ficarem acima da lei, de tudo e de todos. Esta lei da homofobia é absurda !
    Neste país poderá criticar-se qualquer um, exceto um homossexual, sob pena de ser preso.
    Verdadeiro absurdo. Depravação total. Declínio moral total.
    Casal é homem e mulher, fora disto não tem a aprovação de Deus.
    Importa agradar a Deus do que aos homens.
    Que os políticos abram o olho e não cometam esta bárbarie de dar tanto poder aos homossexuais. Isto no futuro poderá ser a decadência dos valores familiares.

    1. Prezado Edu,
      O que os homosexuais querem não é ficar acima da lei, mas, apenas, a lei!
      Abs.
      Lourenço

  12. Parabéns Iasmin pelo seu riquíssimo comentário. Assino embaixo!

  13. Avatar de Reginaldo Gadelha
    Reginaldo Gadelha

    Outra pergunta; que exemplo de vida vai ter uma criança que vê seus “pais-2 gays” na cama ? Ela vai encasrar tudo com naturalidade e ser gay tb ? Até aceito que um cara seja gay, mas casar, ou, adotar uma criança é fora de contexto, pq gays não tem nada de positivo para darem a crianças..

    1. Gadelha,
      Não é o Uruguai que tem que mostrar nada ao mundo, foi o mundo que mostou ao Uruguai o caminho que os países mais civilizados estão tomando, e eles seguiram o exemplo. Queira você, ou não, no resto do mundo, teu pensamento está fora de contexto.
      LC

  14. Avatar de Hélio Costa
    Hélio Costa

    Caro, Lourenço, enquanto não dermos um basta no fundamentalismo religioso que adentrou na política brasileira, a população LGBT não conseguirá nenhuma vitória em termos de legislação que garanta seus direitos e mesmo proteção, visto que o Brasil é o país onde mais se assassina homossexuais e travestis no planeta e são homicidios com requintes de crueldades numa nojenta demonstração de ódio a orientação homossexual.

    1. Prezado Hélio,
      Isto é verdade, e o pior é que ser heterossexual não protege ninguém de sofrer as mesmas barbaridades. E a política brasileira, responsável por tudo isso, realmente não nos estimula, mas não temos outra forma de mudar, senão fazer um pouco a cada dia, e levar informação e conhecimento a cada vez mais gente, e, assim, construir nosso espaço nesta sociedade. Os fundamentalistas estão e estarão sempre ai, mas a realidade, como eu escrevi ontem, não aguarda o legislativo. Tribunais e juízes de adoção já são capazes de ver o mundo de outra forma, e, daqui a pouco, talvez sejamos o único país onde os gays não têm seus direitos reconhecidos, e, então, a vergonha pode nos ajudar a mudar isso. O discurso para a aprovação da lei do Divórcio, em 1977, em plena ditadura, e com o lobby da Igreja Católica por traz, foi feroz, mas a realidade venceu, e o mundo não acabou. Os rios nunca correm para trás! Como disse Bertold Brecht, “os que lutam todos os dias de sua vida são os imprescindíveis”. sejamos assim. Ajude-me com meu blog, e estaremos fazendo nossa parte.
      Obrigado e abração do Lourenço

  15. Se for um par gay RICO pode adotar sem problemas, mas se for pobre, vai ajudar a criança no que? Melhor deixar no orfanato.

    1. Emanoel, sabes que, curiosamente, a esmagadora maioria das adoções é informal, e praticada por famílias de baixa renda? Orfanatos práticamente não existem, e as estrturas familiares, a que me referi em meu post de ontem, são mais evidentes em favelas e zonas de baixa renda. Lá isso se chama “pegar para criar”, e é comovente ver como pessoas que têm tão pouco sabem repartir e construir ambientes mais afetivos. Lógico que o mundo cão existe, mas esta é uma reação natural para muitos. Como advogado voluntário, testemunhei casos exemplares, e aprendi muito com eles.
      Abração do Lourenço

  16. Avatar de Marcelo E. Costa
    Marcelo E. Costa

    Meu prezado Lourenço, como você mesmo disse nesse esclarecedor texto, só conscientizando as pessoas, a criação das leis será uma consequência. Qualquer tipo de preconceito tem como base a ignorância e muitas vezes intenções nebulosas. Para muitos é mais cômodo deixar e aceitar as coisas como estão, entretanto, independente de vontades pessoais, as mudanças e transformações ocorrem, basta voltarmos nossos olhos para o passado.
    Seu texto é um exemplo de que a informação é TUDO! Precisamos estar sempre procurando nos informar mais sobre nossos polítcos e sobre as pessoas que têm poder de influência.
    Parabéns pelo blog!

    1. Prezado Marcelo,
      Agradeço pelos elogios, e te convido a estar sempre rpesente ao meu blog, me ajudando a fazer deste espaço um instrumento de informação, e de transmissão de conteúdo! Este é o que eu posso fazer, todos os dias, para ajudar a mudar o que pode ser mudado.
      Abração do Lourenço

  17. rs,a matéria é muito boa,mas a pergunta é patética.com uma constituição,escrita a mais de cinco décadas,com leis que apoiam a criminalidade e o criminoso,com deputados e senadores,políticos de maneira geral oportunistas hipócritas e corruptos,jamais ou tarde demais teremos uma aprovação de uma lei desse patamar o povo,brasileiro é ignorante o suficiente para viver a mesmice de cada dia.
    É uma pena e um retrocesso,para nós homossexuasi que não temos sequer o direito,de viver como optamos,se nem os direitos que estão’assegurados’ na constituição sõa respeitados imagine só se teremos direito,a nos casar e adotar crianças.
    tenho vergonha de ser brasileiro e de viver num país tão pequeno e medriocre!

    1. Prezado Diego, estou certo de que sou mais velho que você, e por isso me permito dizer-lhe uma coisa. Jamais tenha vergonha de ser nada do que és. Tenha orgulho de ser brasileiro, tenha orgulho de ser gay, e transforme sua indignação em ações, pequenas que sejam, que possam mudar tudo isso. Registre sempre sua opinião com a força de tua convicção. Ajude a quem precisa de ajuda. Perceberás que podes fazer muito mais do que simplesmente desacreditar. O mundo de 50 anos atrás era bem pior, em muitos aspectos. Ousei dizer, em meu post de ontem, que gostaria muito que lesses, que eu vejo tudo mudando, e que acredito piamente que estas mudanças farão de nosso Brasil um lugar melhor. Os rios nunca correm para trás. Teremos leis como a uruguaia, e nos faremos respeitar. Olhe para si mesmo com coragem e viva com orgulho seu dia-dia. Aceite estas palavras, de quem já pensou como você, e que a cada dia que passa ganha mais força e se torna mais otimista. Mostro minha cara neste blog exatamente para que, com meu exemplo e minhas palavras, possa eu contribuir para o futuro, que certamente será melhor.
      Abraço do amigo Lourenço

  18. Avatar de Edmundo Rodrigues Santos
    Edmundo Rodrigues Santos

    Obviamente que nunca chegaremos a maturidade democrática no Brasil.Isso porque a ” santa madre igreja” e outras…, tendem a pichar as causas homossexuais por aqui.Essas instituições têm representantes em todas as esferas do Poder e dificultam discussões sobre o tema, ou seja, não informam a população que não há nada de errado em um casal gay se unirem civilmente e adotar uma criança, ao contrário polemitizam e discriminam ainda mais, causando ojeriza da sociedade aos homossexuais.

    1. Grande Edmundo,
      Belo comentário – venha você também contribuir conosco neste blog, para que, cada vez mais pessoas tenham acesso a idéias como as nossas. Esta é a nossa contribuição para nosso mundo, neste momento.
      Obrigado e abraço do Lourenço

  19. AS VEZES ME SURPREENDO E SINTO COMO SE ESTIVESSE NA ÉPOCA DA INQUISIÇÃO – PORQUE A LEI PERMITE QUE UM HOMEM E UMA MULHER FORMEM UM CONTRATO PARA MORAR JUNTO, COMPRANDO BENS DURANTE TODA UMA VIDA, QUE PERTENCERÃO A AAMBOS E DIVIDIRÃO CASO SE SEPAREM – POIS BEM, PORQUE NÃO SE PODE FAZER ESSE CONTRATO ENTRE DOIS HOMENS OU DUAS MULHERES – PENSO QUE CADA UM TEM O DIREITO DE VIVER A DOIS, OU A TRES, OU QUEM SABE A QUATRO – ESTAMOS ATRASADOS

    1. Rubens,
      Para mim, viver a dois bastaria, por isso busco minha cara-metade.
      Abração do Lourenço

  20. Um homem que pensa ser mulher e vice-versa tem uma grave doença mental que deve ser tratada. Ao invés disto os gays continuam pedindo mais e mais direitos. O governo deveria conceder tratamento mental gratuito a todos os homosexuais assim eles poderiam encontrar seu verdadeiro sexo.

    1. Prezado Paulo,
      Um homem que pensa ser mulher, e vice-versa, pode até sofrer de uma doença mental, mas isto não é homossexualidade. Honossexual é aquele que se sente atraído pelo próprio sexo, e são, portanto, homens que sabem que são homens, e mulheres que sabem que são mulheres, e que procuram como parceiros pessoas do mesmo sexo. Eu sou um homem, jamais pensei ser uma mulher, me sintoa traído por homens e quero viver com um homem. Seu comentário denota brutal desinformação, se não um conceito lamentávelmente errado. Não se preocupe, nós não sofremos de graves doenças mentais, somos sãos, e sabemos conviver com pessoas que não o são, ou que não nos entendem.
      LC

  21. Gostaria de dizer que sou guei, mas casamento entre homens, não deve existir, nem mesmo ficar ou beijar. Se gostamos de alguém do mesmo sexo, e se for possível, moramos juntos e até dormimos na mesma cama, entretanto, nunca se tocar, devemos sim, guardar a nossa castidade para Jesus.

  22. Avatar de Mario J. Silva
    Mario J. Silva

    Olá Lourenço.

    Como diz um amigo meu, trabalhar é bom, pena que é todo dia.

    Eu, por exemplo, estou trabalhando esta semana em Cataguases/MG cobrindo um evento literário para a Brasileiros e divulgando mais nossa revista, por isso não tenho conseguido postar comentários por aqui.

    Mas não se engane, eu tenho lido tudo, todos os dias.

    Um legislador com essa mentalidade? Acho até que deve existir vários já eleitos. Mas será que temos eleitores suficientes que aprovariam um legislador nesta causa?

    Penso que o buraco é mais embaixo.

    Um abraço, meu amigo.

  23. NÓS, GAYS BRASILEIROS, MERECEMOS SIM UM POLÍTICO COMO ELE, MAS TAMBÉM APRENDERMOS A REIVINDICAR..IR AS RUAS E DARMOS A CARA A TAPA….EXIGIRMOS RESPEITO COMO TODOS EXIGEM….SÓ TEREMOS QUANDO BRIGARMOS….

    1. Prezado Sergio,
      Também podemos usar este espaço para nossas reivindicações. Vamos brigar com coragem, como a tua, e com palavras e argumentos, sempre
      Obrigado pela participação,
      Lourenço

  24. Ha muita bajulacao para uma minoria que nao traz nenhum beneficio socio, politico, cultural, etc, alias pelo contrario onde ha gays ha problemas, discordias, confusao, angustias, tratamentos, terapias, desgostos, infelicidade, ou falsa felicidade, discordias, e por ai vai, nao entendo, historicamente sempre foram sinonimos de problemas, abaixo essa histeria, salvem a psicologa Rozângela Alves Justino

    1. Prezado Paralelepipedo, discordo em gênero, número e grau. Não sei de que se deve salvar a psicóloga Rozângela Justino, mas se existe no mundo toda esta problemática, esta não pode ser atribuía aos gays. Não somos problema nem solução, somos seres humanos como todos os outros, e, muitas vezes, até mais preparados para convivência social. Se fosses mais claro ao mostrar em que momento da história fomos nós, gays, a razão de tantos problemas, traga esta informação a este blog e a comprove. É com fatos e argumentos que se chega a verdade.
      LC

  25. Avatar de A. A. Arruda
    A. A. Arruda

    A a candidata Marina Silva, evangélica nesse mundo nebuloso de ameças de “tornados” fundamntalistas religiosos. O progresso da civilização comporta como disse Marx, às vezes, “um passo à frente e dois atrás”. E. às vezes, diríamos também, cem passo à frente e uma “corrida terrorista para trás”. Ainmda que passageira, mcs com muito sofrimento e retrocesso lamentável. Cuidemos disso . Como tratará os Gays? Apoliará o casamento entre gays? E como ficará o Partido Verde, se no seu ideário está o respeito à liberdade de opção sexual? Mudará o programa pelo fenômeno ou(ou ilusão) eleitoral de Marina? Vejamos.

    1. Arruda, dissestes bem: Veremos.
      Abraço,
      Lourenço

  26. acho que os gays não só brasileiros mas do mundo todo mereciam um MAHMOUD AHMADINEJAD isso sim, pergunte aos seus pais seus gays presunçosos se eles queriam que vcs fossem gays!!!

    1. Prezado Luiz, meus pais são claros quando dizem que, para eles, o importante é que eu seja feliz. Lamentável o seu comentário.
      LC

  27. Avatar de Dorita Grinsburg
    Dorita Grinsburg

    Sr Lourenço
    Fico muito feliz com sua resposta. Eu conheci muito bem um dos homossexuais mais maravilhosos desde país, o arquiteto, paisagista e artista Roberto Burle Marx, que deixou uma obra inigualável, da qual devemos todos nos orgulhar muito. Ele me ensinou muito a respeitar os gays. Conte sempre cm minhas palavras e orações.
    Com meu abraço,
    Dorita

    1. Dorita Querida,
      Burle Marx é uma referência mundial. Tivestes muita sorte em conhece-lo. Muito obrigado, sempre, pois você contribui muito para este blog.
      Abraço do Lourenço

  28. LEVA A MAL NÃO O COMENTARIO LA DE BAIXO. SOU GAY E PORTANTO LUTO PARA OS NOSSOS DIREITOS, MESMO QUE EU NUNCA VA ADOTAR CRIANÇA NENHUMA. NÃO SEI SE ESSE KENEDY ERA MELHOR QUE NOSSOS SENADORES NAO
    ABRAÇÃO

  29. Gostei muito da sua coluna, infelizmente nosso parlamento conservador representa uma grande parte da sociedade, no congresso ha uma imensa bancada evangélica que é eleita democraticamente pelo povo, só a educação deve resolver esta situação de conservadorismo(Educação que o governo Lula tem investido muito).

    1. Leandro,
      Há décadas que não investem em educação, e um dos resultados é este quadro triste. Volte sempre ao meu blog. Abraço do Lourenço

  30. Meu caro,

    Pelos ridículos erros de grafia, percebe-se que realmente perdi meu tempo em ler seu artigo. Acredito que os gays reamente podem conviver socialmente, mas adotar uma criança já é demais, è fácil saber por que os políticos votam em favor de uma lei assim, gays rendem votos. Quanto se teremos ou não um bom polítco em nosso congresso, até acho que sim, mas somente no dia que o povo brasileiro deixar de ser ridículo, trouxa e idiota e aprender a votar.

    1. Prezado Roy,
      Evidentemente discordamos quanto a questão da adoção. Mas eu te agradeceria se me indicasses os eventuais erros de grafia, para que todos possamos aprender com eles.
      Atenciosamente,
      Lourenço

  31. Parabens Tirano!!! viva a ciencia!!!

  32. Avatar de Dorita Grinsburg
    Dorita Grinsburg

    Nunca fui contra os gays, a acho que eles podem ser muto séros e afetivos . Conheço vários que são melhores pessoas do que muito heterossexual deste mundo. Na minha idade não posso mais lutar muito, mas vou sempre apoiar esta gente – que é gente como a gente, e pode ser sim maravilhosa. E torço para que muita criança abandonada encontre um lar.
    Parabéns a você, Lourenço, pelos belos textos.
    Doriuta

    1. Obrigado Dorita,
      Com tuas palavras já estás lutando, e muito!
      Abraço do Lourenço

  33. Avatar de valdir do carmo
    valdir do carmo

    Os políticos brasileiros continuam fechando os olhos para as milhares de crianças que passam fome, ou viram lata de lixo na rua, ou queimam crack. Enquanto têm um bom teto para os seus filhos, o restante que se exploda. O preconceito no Brasil é inifinitamente maior que a humanidade. “Eles” ainda acham que homossexualidade é sinônimo de doença. Doente é quem tem boa alimentação, saúde, educação e lazer e faz de conta que não existem crianças que não têm nada disso enquanto há seres humanos querendo cuidá-las e amá-las.

    1. Prezado Valdir – foram nosos políticos que jogaram estas crianças onde elas estão, e cabe a todos nós tira-los dde lá votando melhor. Isso implica numa longa história, concientizar a sociedade, tudo isso, mas cada um fazendo sua parte, chegaremos lá!
      Abraço do Lourenço

  34. Avatar de Sergio Bressane
    Sergio Bressane

    Caríssimo
    O Uruguai já permitia a adoção por indivíduos gays. Agora, é permitida a adoção por casais gays. E a união entre homossexuais também é legal. Temos anos luz de distância de defasagem legal e moral.

    1. Caro Sergio,
      Obrigado pela contribuição – nem eu mesmo sabia que a distância entre nós era tão grande.
      Abraço do Lourenço

  35. É difícil ter um grande legislador quando o povo não tem o mínimo de instrução ou cultura de pensamento político.

    Veja o exemplo: as pessoas fazem plaquinha de ‘Fora Sarney’ no 7 de setembro, mas não entendem que um senhor corrupto como ele só faz o que faz porque tem um partido como o PMDB o apoiando.

    O PMDB fez uma verdadeira chantagem para que o PT fechasse com eles (2010 é ano de eleição, todo mundo que fazer aliança com o PMDB). Os senadores do PT, mesmo indignados, tiveram que votar contra suas vontades para o arquivamento das denúncias.

    Eu NÃO sou petista! Mas fiquei comovida com essa situação: o mesmo poderia ter acontecido se o presidente fosse do PSBD ou qualquer outro partido.

    Aliás, alguém nessa terra lembra que o PMDB, hoje parte fundamental do governo, perdeu as eleições em 2002? Sim, Rita Camata, do PMDB era a vice de José Serra! O partido perde as eleições e mesmo assim é parte do governo!!!

    Isso tem que acabar…

    Eu não peço um Ted Kennedy. Eu peço que o povo acorde e dê uma resposta nas urnas. O PMDB só manda e desmanda nesse país porque tem uma bancada consideravelmente grande para tornar o Brasil ingovernável sem seu apoio. Mas quem faz essa bancada ser tão numerosa somos nós, com nosso voto.

    Não ao PMDB.

    Um partido tão corrupto e sem ideologia não pode ser tão representativo no nosso país!

    Desculpa pela indignação, Lourenço. É que esse feriado de 7 de setembro mexe comigo… Não existe verdadeira independência sem educação: sermos escravos da ignorância é pior do que ser uma colônia européia…

    Fica o desabafo e beijinhos. 🙂

    1. Querida Iasmim, é bom vê-la de volta, sempre.
      A luta, realmente, é pelo voto, através dos instrumentos da democracia, e pela conscientização da sociedade. Portanto, realmente será longa. Eu já nem faço mais distinção entre PT, DEM e PMDB, todos me enojam. Vamos fazer nossa parte botando a boca no mundo, e o blog está aqui para isso.
      Obrigado pela participação
      Lourenço

  36. Meu caro, acho que nós ainda estamos muito atrasados nas questões políticas. Não estamos conseguindo nem o essencial. Mas, enfim, vamos ao que nos tange mais diretamente. Não podemos esquecer que, quando pensamos em direitos dos homossexuais, não nos referimos apenas a meia dúzia de bibas abastadas dos Jardins. Lembra-se de Jorginho Guinle?
    Existe também um contingente enorme de pessoas de nível sócio-econômico mais baixo, que têm que pensar nos seus direitos civis. Planos de saúde, bens compartilhados, herança, filhos (legítimos, inclusive) e essas coisas que você sabe melhor do que eu. Afinal, a gente paga imposto como todo mundo. Beijas.

  37. isso é notório que, realmente, não temos um grande legislador em nosso congresso. Em relação a essa lei aqui no Brasil, creio que algum dia teremos sim a aprovação. Pois para a sanção de uma nova lei, não é somente necessário o interesse de alguém do Poder Judiciário, deve existir, também, a pressão por parte da sociedade civil. Fato que eu acho que cresce cada vez mais. Diga-se se passagem, sou totalmente a favor do casamento e da adoção gay. Essa homofobia, ou seja lá como quiserem tratar, já está muito ultrapassada.
    Abraço.

    1. Prezado Assis,
      Muito obrigado pela sua contribuição. Eu não chego a chamar a falta de leis de homofobia, propriamente, embora a homofobia certamente atrapalhe muito. O desconhecimento, a ignorância, e até mesmo um total desdém pela sociedade, leva estes parlamentares a dizer, sem pudores, que estão se lixando para nós. Precisamos mudar isso, e mudar pela informação e pelo voto. Agradecerei, sempre, tua ajuda aqui neste blog.
      Abraço do Lourenço

  38. CARA, ESQUEÇA OS VELHOS, NOS BASTA O QUE MORREU NO ACIDENTE AÉREO, FILHO DA JACKYE kENNEDY ONASSIS, LINDO DE MATAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.