Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Restinga
Miguel Del Castillo

Companhia das Letras 

128 páginas

Reunião de dez contos e uma novela. No conto que dá título ao livro, uma filha cuida da mãe doente e busca satisfazer o maior sonho dela. Em Cancun, um garoto viaja para visitar o pai. Já Violeta é assombrado pelo episódio do desaparecimento de Miguel Angel, guerrilheiroTupamaro.

Carioca de origem uruguaia, o autor formou-se em Arquitetura no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo há cinco anos, onde trabalha como editor da Cosac Naify. Foi editor da revista Noz, de arquitetura e cultura, e eleito um dos vinte melhores escritores jovens brasileiros  pela revista Granta.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No Campo da Honra e outros contos
Isaac Bábel
Tradução de Nivaldo dos Santos
Editora 34, 264 páginas


Com organização de Nivaldo dos Santos, professor de russo do Centro de Ensino de Línguas da Universidade Estadual de Campinas, esta coletânea de contos procura reunir a produção de Bábel em diversas fases, criando um panorama completo da carreira e dos temas tratados pelo autor.

O ucraniano Isaac Emanuílovitch Bábel, nascido em 1894, ficou conhecido (e invejado) por seus contos concisos. Nome atuante e próximo do governo russo após a revolução de 1917, acabou condenado ao fuzilamento após ser acusado de espionagem.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Absalão, Absalão
William Faulkner

Tradução de Celso Mauro Paciornik e Julia Romeu

Cosac Naify
352 páginas


Um dos maiores romances do século 20, lançado originalmente em 1936. Como em quase todos escritos do autor, a história se passa em Yoknapatawpha, condado fictício no sul sombrio dos Estados Unidos, onde Thomas Sutpen se vê às voltas com Bon, jovem negro que pode ser seu filho.

Faulkner (1897-1962) é um desses autores inimitáveis. Seu estilo mistura o mistério e o horror do gótico com as experimentações da literatura iniciadas por Joyce e Virginia Woolf, o que lhe rendeu o Nobel em 1949. Dele, a mesma editora lançou, entre outros, Luz em Agosto e O Som e a Fúria.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Memória da Bananeira
Isadora Krieger

Carniceria Livros/
Oficina do Santo

Experimental na forma, mas bem-humorado e ágil, este breve romance se constrói a partir das cartas trocadas pelos personagens Gioconda Lívida de Existência e Genésio do Peito Genuíno. Ainda que a influência de Hilda Hilst e Campos de Carvalho seja evidente (ambos são citados), Krieger tem voz própria.

Catarinense radicada em São Paulo, Isadora é idealizadora e produtora do Cabaret Revoltaire, projeto artístico e performático. Em 2014, lançou os livros O Gosto da Cabeça, pela publicações Iara e Caráter Anal, na antologia “Boca Santa”, publicada pela Carniceria Livros.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Últimas Tardes com Teresa
Juan Marsé

Tradução de 
Luís Carlos Cabral

Alfaguara
422 páginas

Pijoaparte é um rapaz típico dos bairros marginalizados de Barcelona que se apaixona pela universitária Teresa, filha da alta burguesia catalã. Mas, ao passo em que ele busca a ascensão social, a bela loira, militante estudantil, vê no amado, um ladrão de motocicletas, a imagem do trabalhador engajado.

Marsé, nasceu em Barcelona, em 1933. Admirado por escritores como Roberto Bolaño, Antonio Muñoz Molina e Mario Vargas Llosa, autor do prefácio desse livro, teve alguns de seus romances censurados pelo regime franquista, o que não o impediu  de vencer, entre outros, o importante Prêmio Cervantes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Reze Pelas 
Mulheres Roubadas
Jennifer Clement
Tradução de Léa Viveiros De Castro
Rocco
240 páginas

História fictícia baseada diretamente  em um problema real e grave no México. O romance aborda a vida de um grupo de meninas que se passavam por meninos para escapar das ameaças de sequestro de narcotraficantes. A autora entrevistou mulheres que viveram situações 
de violência.

A autora mexicana Jennifer Clement está em seu terceiro romance. Também escreveu diversos livros de poesia e uma biografia curta do artista Jean-Michel Basquiat (1960-1988). Em sua terra natal, participou de uma associação para proteger jornalistas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Provos – Amsterdã e o Nascimento da Contracultura

Matteo Guarnaccia
Tradução de Leila Souza Mendes
Editora Veneta
184 páginas


O pioneirismo da contracultura é muitas vezes atrelado aos hippies californianos. No entanto, foi um movimento holandês de anarquistas, feiticeiros, ex-situacionistas, delinquentes juvenis e malucos variados, conhecidos como Provos, a real origem desse fenômeno social, artístico e político.

Nascido em Milão (ITA), o escritor Matteo Guarnaccia é um dos principais nomes da psicodelia europeia. Neste livro, reflete sobre diferentes aspectos de um movimento político de juventude, que influenciou outras manifestações próximas, como os beatniks e os franceses de maio de 1968.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As Descobertas
Alan Lightman
Tradução de George Schlesinger
Companhia das Letras
416 páginas

Com linguagem acessível, este livro reúne as 24 grandes descobertas científicas do século 20. Em cada capítulo, o autor explora desde o contexto histórico mais amplo do surgimento das invenções, até minúcias da vida pessoal dos cientistas envolvidos nas 
descobertas.

O norte-americano Alan Lightman, romancista e físico, tem um carreira bem-sucedida nos dois campos. Com o trabalho científico, foi parar em revistas, como a Physical Review e a Nature. Com o trabalho ficcional, foi parar na Granta e New Yorker. Seu livro Sonhos de Einstein é bastante popular.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.