Os novos prefeitos e suas estrelas

No dia 1o de janeiro de 2009 foram empossados os prefeitos eleitos em outubro de 2008. Esse dia fica marcado pela entrada de Mercúrio, planeta da comunicação, no signo de Aquário, ligado com a inovação, inclinando a uma quebra nas antigas formas de pensamento e atuação. Mas a oposição entre Saturno e Urano poderá significar uma tensão entre o estabelecido (Saturno) e as novas formas de ação (Urano) dentro das instituições. Esse aspecto pode dar espaço para novas lideranças e o desafio de aproveitar as experiências anteriores. Com Saturno retrógrado em cima do Sol do Brasil, pode haver uma cobrança em relação à competência de nossos governantes e à eficiência das instituições públicas.

São Paulo
Fundada no dia 25 de janeiro de 1554, São Paulo identifica-se com o espírito cosmopolita e libertário de Aquário, ligado à esperança e à transmissão do saber para a comunidade, com ampla visão do futuro. O Ascendente em Áries alia a inventividade com uma natureza incessantemente empreendedora, espírito de liderança, eficiência e impessoalidade.

A conjunção entre o Sol natal e os planetas Mercúrio e Marte no signo de Aquário propicia que a cidade abrigue diversos campos de atividade, sendo um espaço privilegiado para o debate de idéias e novos projetos. Lua e Vênus, no mapa de uma cidade, mostram o padrão de ideal feminino compartilhado coletivamente. São Paulo valoriza as mulheres fortes, corajosas, intensas (Lua em Escorpião) e ao mesmo tempo deseja-as discretas, sóbrias, boas administradoras, financeiramente independentes – e tudo isso sem perder a feminilidade (Vênus em Capricórnio).
[nggallery id=15487]

O Meio do Céu no mapa de uma cidade é a expectativa acerca do governante e de seu estilo de administrar. Se o Ascendente for Áries, o Meio do Céu em Capricórnio traria tendência ao conservadorismo, seriedade e tenacidade. Com Vênus nessa casa, reconhece as mulheres com projetos ambiciosos e que trabalham duro para atingir seus ideais (tivemos duas prefeitas). Neste momento, Plutão, em conjunção com Marte em trânsito no Meio do Céu, indica mudanças profundas nessa área, exigindo alguém disposto a governar para transformar, com um aumento de eficiência e avanços em várias áreas. A oposição Saturno-Urano atinge a área da saúde pública da cidade como ponto nevrálgico a ser urgentemente sanado.

Gilberto Kassab nasceu em 12 de agosto de 1960. O Sol em Leão e a Lua em Áries lhe dão senso de nobreza, liderança e autoritarismo. Age de forma impulsiva, muitas vezes sem pensar, mas tem uma visão otimista das coisas. O planeta Mercúrio também no signo de Leão, somado ao fato de Marte (impulso) estar no signo de Gêmeos (comunicação), lhe dá raciocínio rápido e engenhoso e a tendência de querer impor suas idéias e propensão a discussões.

Marte em mau aspecto com Plutão, planeta ligado ao autoritarismo, faz com que tome atitudes repentinas e agressivas. Mas um grande trígono, envolvendo o Sol, a Lua, Júpiter e Urano, lhe dá idéias humanistas, equilíbrio e golpes de sorte.

Belém
Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616. Seu Sol natal em Capricórnio lhe dá prestígio e tenacidade para atingir os objetivos a que se propõe. Uma conjunção entre Vênus, deusa da beleza, com Júpiter, deus da prosperidade e da abundância, no signo de Sagitário, ligado ao estrangeiro e ao comércio exterior, explicam os momentos de plenitude vividos pela cidade. No período áureo da borracha, no início do século XX, recebeu inúmeras famílias européias e também chineses e japoneses com o fim de desenvolver a agricultura em suas terras. Esse fato fica explicado pela conjunção no céu entre Urano e Júpiter no signo de Sagitário, em conjunção a Vênus-Júpiter radicais, que abre as fronteiras para o estrangeiro e para as artes e promove inovações.

A conjunção de Vênus-Júpiter e um sextil com Netuno (deus da religiosidade) no mapa radical explicam a beleza da festa do Círio de Nazaré, conhecida como a maior festa cristã do País e a maior procissão católica do mundo, que reúne cerca de dois milhões de fiéis.

Um aspecto benéfico de Júpiter, planeta da expansão, agora em trânsito em conjunção com o Sol radical (brilho) da cidade e bem aspectado com a conjunção Vênus-Júpiter radical torna a cidade novamente visível como sede do Fórum Social Mundial 2009. Um aspecto tenso entre Plutão (transformação) e Mercúrio (intelecto) indica, para este mandato que se inicia, a urgência de redefinições na área da educação e também nos transportes e na comunicação.

Duciomar Gomes da Costa, o novo prefeito de Belém, nasceu em 17 de agosto de 1955. Com Sol, Lua, Vênus, Marte, Júpiter e Plutão no carismático signo de Leão, Duciomar é cheio de vigor, energia e capacidade de liderança. Enfrenta o trabalho com valentia e aceita desafios porque sabe até onde é capaz de chegar. Ambicioso e centralizador, a conjunção de Sol-Júpiter em seu mapa natal lhe dá otimismo e, sempre que precisa, ajudas externas. Sol em conjunção com Plutão acentua seu senso estratégico e visão política, mas também dá um certo autoritarismo. Marte em conjunção com Plutão o torna muitas vezes agressivo e radical.

Curitiba
Curitiba nasceu no dia 29 de março de 1693, por volta das 10 horas. A cidade foi se desenvolvendo com a mineração, aliada à agricultura de subsistência. Com Sol em Áries que lhe confere audácia e espírito empreendedor e um Ascendente no signo de terra, Touro, que se caracteriza por um cuidado e uma necessidade de preservação da “mãe natureza”, Curitiba tem um dos melhores índices de áreas verdes do País.

A cidade experimentou diversos planos urbanísticos que acabaram criando uma Curitiba planejada e premiada internacionalmente em gestão urbana e transporte coletivo. Curitiba tem também o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais brasileiras. A conjunção Júpiter-Urano, com Ascendente em Gêmeos, confere abertura intelectual para o que é moderno e progressista na cidade. No entanto, a Lua (o povo) em Capricórnio torna o curitibano conservador, fechado, ambicioso e respeitador das leis. Jaime Lerner, que deu projeção internacional à cidade, tem Ascendente em Touro e Lua em Capricórnio, como Curitiba.

No ano de 2009 os astros favorecem essa cidade prometendo visibilidade e aberturas, porém as áreas ligadas às artes, educação e transporte poderão sofrer alguma restrição.

Carlos Alberto Richa nasceu em 29 de julho de 1965, às 14 horas em Londrina, Paraná. Leonino como os prefeitos anteriores, tem capacidade administrativa e liderança. A Lua, também no signo de Leão, lhe confere energia e vitalidade. Com quatro planetas na casa da projeção social (seu pai foi governador do Paraná, José Richa), alcança popularidade e sucesso com certa facilidade. Plutão nessa mesma casa fornece talento político e estratégico. Saturno, conservador, oposto a Plutão e Urano (mudança e transformação) faz com que, mesmo tendo idéias progressistas, dificilmente as coloque em prática.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.