Em cerimônia em praça pública, foram anunciados na noite desta quinta-feira (12) os vencedores do 6º Amazonas Film Festival, em Manaus. O grande vencedor da noite foi o filme autraliano Samson & Delilah, de Warwick Thornton, que ganhou o Grande Prêmio do Júri de melhor longa de ficção. Outro destaque ficou para o filme Whisper With the Wind, de Shahram Alidi, vencedor do Prêmio do Júri. O filme a conta história do massacre promovido por Saddam Houssein contra a minoria curda, no Norte do Iraque.
[nggallery id=14493]

Samsom & Delilah foi o único filme dos oito da mostra competitiva de longas de ficção que não apresentava uma temática política. Trata-se de uma história de amor entre dois adolescentes de uma comunidade aborígene da Austrália. Eles descobrem, a duras penas, que a vida fora de seu círculo pode ser bastante cruel. Onde vivem, os dias parecem se arrastar sem muita novidade e é nesse contexto de precariedade material e espiritual que Samsom e Delilah (Sansão e Dalila) se apaixonam.

Whisper With the Wind chama atenção pela narrativa bem amarrada e pelo foco quase jornalístico de sua temática. Conta a história de um carteiro que acaba sendo enviado para um campo onde os curdos estão confinados previamente, para o ataque com armas químicas que Saddam Houssein deflagrou contra a minoria, no final dos anos 1980. Ataque ocorrido sob os olhos da comunidade internacional, que não esboçou maiores reações.

Nas mostras de curtas-metragens digitais Brasil, Picolé do Aranha, do diretor amazonense Anderson Mendes, venceu o Prêmio do Público. O curta é um documentário que conta parte da história do “Aranha”, um vendedor de picolés da periferia de Manaus que se fantasia de “Homem Aranha” para atrair clientes, mas que, com isso, sofre o pior dos calores. O Prêmio do Juri foi para A Casa dos Mortos, de Débora Diniz, e o Grande Prêmio do Juri foi para Nem Marcha Nem Chouta, de Helvécio Marins Jr.

O Festival terminou com a confirmação de patrocínios importantes para o próximo ano, como o do Banco Daycoval, que manteve o apoio, mesmo em tempos bicudos, para o festival do ano de 2010. Para o secretário de Estado de Cultura do Amazonas, Robério Braga, o 6º Amazonas Film Festival representou um avanço. “Confirmamos a importância desse evento e percebemos um aumento gradativo da qualidade dos filmes que são exibidos. Isso nos deixa muito contentes”, disse o secretário.

Confira os vencedores do 6º Amazonas Film Festival

Curtas-metragens digitais do Amazonas
Prêmio do Público:
Abóbora, de Cristiane Garcia
Prêmio do Júri: Janela Para o Outro, de Sávio Stoco e Michelle Andrews
Grande Prêmio do Júri: Abóbora, de Cristiane Garcia

Curtas-metragens digitais Brasil
Prêmio do Público:
Picolé do Aranha, de Anderson Mendes
Prêmio do Júri Lacoste: A Casa dos Mortos, de Débora Diniz
Grande Prêmio Lacoste: Nem Marcha Nem Chouta, de Helvécio Marins Jr.

Curtas-metragens 35mm Brasil
Prêmio do Público:
A Guerra de Arturo, de Júlio Taubkin E Pedro Arantes
Prêmio do Júri Lacoste: O Divino, de Repente, de Fábio Yamaji
Grande Prêmio Lacoste: A Distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo

Documentários
Prêmio do Público:
Crude, de Joe Berlinger (Estados Unidos)
Prêmio do Júri: Green, de Patrick Rouxel (França) e Lost Gorillas Of Virunga, de Michael Davie (Estados Unidos)
Grande Prêmio do Júri: Wild Opera, de Laurent Frapat (França)

Longas-metragens de ficção
Prêmio do Público:
The Road, de John Hillcoat (Estados Unidos)
Prêmio do Júri: Whisper with the Wind, de Shahram Alidi (Iraque)
Grande Prêmio do Júri: Samson & Delilah, de Warwick Thornton (Austrália)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.