Foto Reprodução
O ala brasileiro Oscar Schmidt foi eleito nesta sexta-feira, dia 15, para integrar o Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball, que homenageia os maiores jogadores de basquete da história do esporte na cidade de Springfield, Massachusetts. O “Mão Santa” é um dos novos cinco membros a receberem a honraria e integrará a “classe internacional” de homenageados.
Além de Oscar, os brasileiros Ubiratan Maciel e Hortência Marcari também já foram lembrados pelo Hall da Fama norte-americano. Outros brasileiros que concorreram a honraria neste ano foram o ex-jogador Amaury Passos e o ex-técnico Togo Renan Soares, o Kanela.
Considerado um dos maiores jogadores de basquete da história do Brasil, Oscar é um dos raros atletas a serem homenageados no Hall da Fama sem nunca terem atuado na NBA, principal liga do basquete americano.
O ex-ala chegou a ser convidado a atuar no país, mas recusou o convite pois na época a Federação Internacional de Basquete (FIBA) não permitia que jogadores da liga atuassem em partidas internacionais, inviabilizando que o atleta voltasse a defender o Brasil.
Ao longo de sua carreira, Oscar defendeu clubes como Palmeiras, Sírio, Corinthians, Bandeirantes, Bauru e Flamengo. Em território internacional, jogou por Caserta, Pavia e Valladolid, todos da Europa. Na seleção, ajudou o Brasil a conquistar a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 1987. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Deixe um comentário