Foto Reprodução
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Osesp, apresenta nesta quinta-feira, dia 7, às 21 horas, uma peça em homenagem ao centenário da estreia em Paris da obra Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Composta sob encomenda pelo pianista, maestro e compositor brasileiro Marlos Nobre, a peça, intitulada Sacre du Sacre, será regida pelo maestro associado da Osesp Celso Antunes.
Para realizar a composição, Marlos Nobre resgatou a forte ligação que tem com a obra de Stravinsky, que remonta da sua formação musical. De acordo com o maestro, ao ouvir pela primeira vez a Sagração da Primavera, entrou em uma espécie de transe, tal o deslumbramento que lhe provocou. “Eu acho que a ouvi umas 20 vezes. Fiquei tão marcado que praticamente decidi ser compositor a partir dela”, conta.
A escolha do maestro para esta composição, porém, não foi proposital. “Ter que trabalhar com esse tema foi uma coincidência. Este ano se comemora a estreia dessa obra, que é a mais importante do modernismo do século XX”, explica ele.
Uma feliz coincidência, sem dúvidas. Em um intervalo de dois anos, tempo dado pela Osesp para o término da peça, o maestro revisitou as sensações que a obra lhe causou para criar uma homenagem que considerasse digna desse encantamento. E, ao contrário do que pode parecer, ter prazo para apresentar a composição foi determinante para o bom resultado. “Ter data limite para criar uma obra não me reprime, não me limita, pelo contrário, é um estimulo. As orquestras deixam um compositor muito livre. O prazo geralmente serve como catalizador de uma energia que já existia, ele me impulsiona, é uma luz”, diz.
Quem não puder assistir nesta quinta, pode agendar-se para sexta, dia 8, também às 21 horas, ou no sábado, dia 9, às 16h30.
Sacre du Sacre, composição do maestro Marlos Nobre com a regência de Celso Antunes
Quando: quinta e sexta-feiras, dias 7 e 8, às 21 horas, e sábado, dia 9 de março às 16h30
Onde: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Osesp, Praça Júlio Prestes, número 16
Deixe um comentário