Palmas é primeira cidade a eleger um estrangeiro para a prefeitura

O colombiano Carlos Amastha governará a cidade de Palmas

Nas capitais dos sete Estados do Norte do Brasil, apenas as duas que não têm segundo turno, Boa Vista e Palmas, resolveram o pleito neste domingo, dia 7. Em Boa Vista, Roraima, a peemedebista Teresa Surita deve ocupar a cadeira de prefeita pela quarta vez. E com a eleição do colombiano naturalizado brasileiro Carlos Amastha em Palmas, a capital do Tocantins fará história como a primeira a escolher um líder de governo nascido no exterior.

Com disputa de segundo turno, Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belém e Macapá só devem conhecer os seus prefeitos no dia no dia 28 de outubro.

Rio Branco – Acre
A capital do Acre terá disputa do segundo turno entre Marcus Alexandre, do PT, e Tião Bocalom, do PSDB. Marcus tem 48,30% e Tião 43,85% dos votos válidos. O resultado contraria a última pesquisa Ibope que apontava Marcus Alexandre como vencedor já no primeiro turno, com 15 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Porto Velho – Rondônia
A eleição considerada a mais concorrida dos últimos vinte anos na cidade de Porto Velho terá segundo turno, conforme indicavam as pesquisas. Lindomar Garçom, do PV, que teve 24,76% dos votos, disputará com o candidato do PSB, Dr. Mauro Nasif, com 18,99%.

Boa Vista – Roraima
A atual deputada federal, Teresa Surita (PMDB), vai ocupar pela quarta vez a cadeira de prefeita da cidade de Boa Vista. A candidata do PMDB ficou com 39,26% do total de votos enquanto o segundo lugar ficou com Mecias de Jesus, do PRB, com 29,02%.

Manaus – Amazonas
Os candidatos Artur Neto, PSDB, e Vanessa Grazziotin, do PC do B, disputarão a prefeitura de Manaus em segundo turno. Eles tiveram, 40,55% e 19,95%, respectivamente. O resultado foi previsto por todas as pesquisas realizadas pelo Ibope na capital do Estado.

Belém – Pará
A capital paraense terá disputa de segundo turno entre Edmilson Rodrigues, do PSOL, com 32,58% dos votos válidos, e Zenaldo Coutinho, do PSDB, com 30,67% .

Macapá – Amapá
Macapá também terá o segundo turno das eleições para prefeito. O atual prefeito Roberto Góes, do PDT, e Clécio Luis, do PSOL, devem se enfrentar novamente nas urnas. No primeiro turno, os candidatos ficaram, respectivamente, com 40,18% e 27,89% dos votos válidos.

Palmas – Tocantins
A capital do Tocantins elegeu, com 49,65%, o candidato do PP, Carlos Amastha. Nascido em Barranquilla, na Colômbia, Amastha é naturalizado brasileiro e o primeiro nascido no exterior a governar uma capital no País. Em segundo lugar ficou Marcelo Lelis, do PV, com 43,24% dos votos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.