Papa Bento XVI renuncia ao cargo

Foto Reprodução

Na manhã desta segunda-feira, dia 11, o Vaticano confirmou que o papa Bento XVI vai renunciar ao seu posto no próximo dia 28 de fevereiro. De acordo com o porta-voz do líder máximo da Igreja Católica, Federico Lombardi, o papa tomou a decisão por considerar que sua condição de saúde e idade avançada já não são adequadas para continuar no cargo.

Bento XVI comunicou sua renúncia em uma reunião de cardeais pouco antes do anúncio oficial. “Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino”, disse o Papa.

Apesar do Vaticano afirmar que a renúncia “pega a todos de surpresa”, ela confirma rumores que circulavam pela imprensa europeia. Os boatos chegaram a ser desmentidos oficialmente na semana passada, quando o porta-voz do Vaticano disse que a renúncia do papa era fruto de “criações infundadas de alguns jornalistas”.

Após a renúncia, o novo Conclave para eleger um novo papa deverá ser realizado em março. De acordo com Lombardi, Bento XVI não irá participar da escolha.
O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, foi eleito em abril de 2005 para substituir o papa João Paulo II que permaneceu no posto até sua morte, aos 92 anos. Com a renúncia, Ratzinger deve permanecer no Vaticano morando em uma residência reclusa e dedicar o restante de sua vida a orações e estudos da fé.

Bento XVI é o quarto papa a renunciar a um mandato. O último havia sido Gregório XII, em 1415.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.