O papa Francisco assistirá ao filme Irmã Dulce na Cinemateca do Vaticano, informou o jornal O Globo.
Ele verá o longa que conta a vida da religiosa brasileira ao lado de outros 53 convidados em uma sessão especial. Irmã Dulce estreou no dia 13 de novembro nas regiões norte e nordeste do Brasil e deve estar em cartaz até o fim do mês nas outras áreas do País.
Em outubro, o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, entregou um DVD com o filme para o pontífice.
O longa-metragem mostra como a irmã Dulce atuou ao longo de sua vida e retrata tanto a juventude como os últimos momentos de vida da freira. Protagonizado pelas atrizes Bianca Comparato e Regina Duarte, o filme tem como destaque o cuidado que ela tinha com as pessoas pobres e enfermas – levando-as para serem cuidadas no galinheiro do convento – e a relação que teve de “mãe e filho” com o menino João.
Ela o salvou duas vezes durante sua vida e a obra mostra todo o carinho que ela tinha pelo menino. Além disso, o filme mostra o encontro que Dulce teve como o papa João Paulo 2º em 1980.
Também são retratadas as dificuldades que ela teve para criar sua instituição de atendimento aos necessitados, como o preconceito e o machismo da época.
As imagens foram todas gravadas em Salvador, na Bahia, cidade onde a freira nasceu em 26 de maio de 1914. Ela faleceu em 13 de março de 1992, aos 77 anos, e em 10 de dezembro de 2010, o papa Bento 16 reconheceu seu primeiro milagre e a beatificou.
A Bem-Aventurada Dulce dos Pobres tem como data de celebração litúrgica o dia 13 de agosto.
A vida de Irmã Dulce está em linha com o que Francisco prega para a Igreja Católica. Que seja uma instituição que atue como um “hospital de campo” e que não feche as suas portas para os necessitados.
Deixe um comentário