O que antes era um portal de blogs de artistas, agora vai se tornar uma rede social aberta aos fãs. O Papolog será lançado neste Carnaval como uma nova mídia online brasileira voltada para a música, além de estrear novas ferramentas e programas semanais ligados ao entretenimento. A ideia, criada pelos sócios Rafael Mendes e o espanhol Borja Macias, é facilitar a comunicação entre os internautas e seus ídolos.
[nggallery id=14427]
O lançamento é esperado para antes do feriado ou, no mais tardar, na semana que vem. “Creio que nesta sexta-feira (12)… Estamos terminando só os detalhes da animação, dos aplicativos e de alguns blogs de artistas novos com quem a gente fechou recentemente”, diz o cocriador do Papolog, o publicitário paulistano Rafael Mendes, de 25 anos.
Desde o pagodeiro Rodriguinho até os músicos da Família Lima, a nova rede social irá contar com os posts diários de artistas nacionais dos mais diferentes estilos. Entre eles estão Amado Batista, Tihuana, Dance of Days, Leela, DJ Marky e o DJ Gui Borato. Os músicos que mais utilizarem o Papolog serão classificados em um ranking, a fim de incentivar o uso da ferramenta. “Os artistas vão ficar ali brigando – uma briga “saudável”, é claro – para ver quem posta mais, quem tem mais fã, quem tem mais comentário”, esclarece Mendes.
Inicialmente, o Papolog surgiu como um site simples no qual os diversos músicos postavam suas novidades, mas caiu em desuso. “Os artistas vão continuar postando, mas agora abrimos uma plataforma para os fãs se comunicarem diretamente com eles. Não tem assessor de imprensa ou algum intermediário, são os artistas mesmos que escrevem e respondem para os fãs”, garante o paulistano.
Segundo o publicitário, a principal diferença está na proximidade dos dois mundos, interligados pela rede social. Outra característica apontada por ele é a possibilidade de os músicos reunirem em uma só página todo o conteúdo postado por eles em outras mídias online, como Twitter ou o Facebook. “O Papolog agrega todo o conteúdo do artista em um só lugar”, diz.
O site já está no ar há um ano e meio, reunindo músicos do Brasil todo, mas o projeto só será lançado oficialmente agora. Antes não era nada de muito sofisticado, como próprio cocriador admite, mas o novo conceito resultou em uma ampliação do Papolog. “Vai mudar toda a estrutura, o layout, os perfis, etc.”, antecipa Mendes, que conta com uma equipe de 14 pessoas trabalhando no lançamento deste Carnaval.
Acústicos exclusivos
Na sexta-feira (12), junto com o site, o grupo de profissionais irá lançar na web um show acústico da banda Vanguart, a mesma que irá abrir os shows do Coldplay no Brasil neste ano. O concerto faz parte de um novo projeto que será lançado pela rede social. Todo mês, uma das bandas registradas no Papolog será escolhida e vinte convites serão sorteados dentre os “papologuers” (fãs) que mais se comunicarem com o artista em questão.
Os vencedores ganharão o direito de assistir a uma performance exclusiva, que será transmitida ao vivo para os demais internautas. Outros três vídeos serão gravados no mesmo dia e exibidos de forma inédita ao longo de cada mês. Rafael Mendes revela, no entanto, que a semana seguinte à do lançamento contará excepcionalmente com um segundo show, que será realizado pelos roqueiros do Granada. “Esse mês será diferente, porque é lançamento”, justifica ele.
Programas semanais
Outra grande novidade da rede são as estreias de programas de TV online, que serão transmitidos semanalmente, um diferente por dia, e contam com apresentadores já conhecidos dos internautas. “Cada programa tem uma proposta: no do André Vasco (ex-VJ da MTV), por exemplo, ele busca pessoas que ‘bombaram’ na internet para entrevistar, como a Stefhany do Crossfox”, explica o publicitário. Já o rapper Cabal irá lançar um clipe ou uma música sua inédita toda quarta-feira.
O jornalista Luiz Pimentel também manterá um programa semanal, o “Limpe o Ouvido”, no qual um artista terá que se submeter a uma sessão de música em estilo totalmente diferente do seu. “Vai ter o vocalista do Dead Fish comentando Amado Batista, por exemplo”, diverte-se o cocriador do Papolog.
A nova versão terá ainda a possibilidade de ouvir música na própria página, como é feito em outras redes sociais, como o MySpace. No entanto, Mendes garante que o Papolog é diferente dos outros sites já existentes. “O MySpace é focado em player e o nosso é um portal de comunicação entre o artista e o fã”, explica.
Acesse: www.papolog.com
Deixe um comentário