Em evento fechado para convidados e imprensa, realizado ontem, 18.7, na sede do Consulado de Portugal em São Paulo, foram anunciados parte dos eventos que integrarão o Ano de Portugal no Brasil – que terá início em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, e encerrará em 10 de junho de 2013, data que marca a morte de Luiz Vaz de Camões, o maior poeta português, autor do monumental Os Lusíadas.
O anúncio dos principais eventos já confirmados foi mediado por Paulo Lopes Lourenço, Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo. A cerimônia contou também com a presença do Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, do Secretário Adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Guilherme Mattar e do Comissário-Geral de Portugal, Miguel Horta e Costa, empresário e ex-presidente da Portugal Telecom, que comandará o Ano de Portugal no Brasil e coordenará os trabalhos de preparação, organização e operacionalização da mostra.
[nggallery id=15979].
Previsto para acontecer em vários Estados do País, com uma maior concentração de ações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o Ano de Portugal no Brasil reunirá mais de duas dezenas de atrações – grande parte delas culturais, mas também dedicadas à gastronomia, esporte, economia, desenvolvimento empresarial, ciência e tecnologia.
Em uma apresentação que privilegiou as afinidades históricas dos dois países e enalteceu o bom momento vivido pela economia brasileira, Horta e Costa defendeu a mostra como essencial para tornar ainda mais estreitas as relações de amizade entre os dois países e viabilizar uma “descoberta” de Portugal por conta dos brasileiros: “A nossa visão do Ano de Portugal no Brasil é a de um conjunto polifacetado de manifestações que representem um Portugal moderno, inovador e aberto. Ambicionamos, através de uma programação eclética e multidisciplinar, mostrar no Brasil a criatividade e o conhecimento português nas artes, cultura e pensamento, na economia e inovação tecnológica, na ciência e investigação”.
As comemorações serão oficialmente abertas em 7 de setembro, em Brasília, com uma apresentação da cantora portuguesa Mariza, acompanhada da brasileira Roberta Sá. Mariza e Roberta levarão ao público o espetáculo Fado – Patrimônio da Humanidade que, posteriormente, será apresentado no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Outras importantes atrações culturais também foram anunciadas: no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) acontecerá a primeira exposição brasileira do escultor Rui Chafes; no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro está prevista a realização de uma exposição do nonagenário pintor Nadir Afonso, um dos principais nomes da vanguarda portuguesa entre as décadas de 1940 a 60.
Entre abril e junho de 2013, a exposição Pritzker de Língua Portuguesa, promoverá uma leitura cruzada das obras dos arquitetos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, com os portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, vencedor da penúltima edição do Pritzker, prêmio considerado o “Nobel” de arquitetura. Nas áreas da ciência e tecnologia, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Gulbenkian, importantes núcleos de pesquisa e desenvolvimento científico lusitanos, promoverão seminários e encontros com instituições brasileiras. No campo empresarial, em maio de 2013, serão realizados encontros reunindo líderes portugueses e brasileiros, que desenvolverão estratégias de aproximações comercias. Atualmente, segundo dado informado por Horta e Costa, há no País mais de 600 empresas portuguesas desenvolvendo atividades industriais e de prestação de serviços.
A programação completa dos eventos do Ano de Portugal no Brasil será anunciada em breve, em um portal criado pelo Consulado Geral de Portugal (www.anodeportugalnobrasil.com.pt), atualmente em construção.
Deixe um comentário