O centenário do Palmeiras

academiaFoi em 26 de agosto de 1914, há exatos 100 anos, que um grupo de imigrantes italianos se juntou na capital paulista para formar o então Palestra Itália.

O time cresceu amparado pela gigante e fanática colônia italiana, se transformou em um dos maiores de São Paulo e do Brasil. Já dizia seu hino: 

“Torcida que canta e vibra/ Por nosso alviverde inteiro,/ Que sabe ser brasileiro,/ Ostentando a sua fibra!”

Em 1942 o Palestra se “abrasileirou” mais ainda, virou Palmeiras, por ordem do então presidente Getúlio Vargas em decorrência a guerra declarada aos países do Eixo na Segunda Guerra Mundial, entre eles, a Itália.

Apesar da origem italiana, o Palmeiras se tornou um dos mais brasileiros clubes do País, virou o Verdão. O apogeu veio nas décadas de 1960 e 1970, com duas gerações distintas que ganharam o Apelido de Academia de Futebol. Em comum, os dois times tinham a tutela do maestro Ademir da Guia, o “Divino”, que nesse período levou os palmeirenses a desbancar o até então imbatível Santos de Pelé.

Na década de 1990 a “Academia” voltou, porém, com novos professores. “Montados” em milhões de dólares vindos da Parmalat, então patrocinadora do clube, o Palmeiras armou um timaço que contava com craques do estirpe de Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo, Djalminha, Amoroso, Luisão, Edmundo… Enfim, uma verdadeira seleção! Foram três títulos paulistas, um do torneio Rio-São Paulo e mais dois Campeonatos Brasileiros, isso tudo entre 1993 e 1996, sob o comando do folclórico Vanderlei Luxemburgo.

Três anos mais tarde veio a maior glória da história centenária, o título da tão sonhada Copa Libertadores da América, que na época era batalhada por palmeirenses e corintianos com a mesma intensidade com que russos e americanos disputaram a Lua. Deu Porcão, em 1999 a América se pintou de verde na brilhante campanha do título continental, com direito a eliminação do maior rival nas quartas-de-final com requintes de crueldade, apenas nos pênaltis, onde brilhou a estrela do paredão Marcos, que depois de tal feito foi canonizado e se elevou a condição de São Marcos.

São 100 anos de história, são 100 anos de glória, há 100 anos surgia, pela primeira vez, o alviverde imponente!

Confira vídeo feito pela TV Palmeiras em homenagem a data. O texto é do palmeirense Mauro Beting


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.