Mais uma vez, a cidade fluminense de Paraty se conceitua como um dos principais centros culturais do País. Após a famosa Flip, esse ano atrasada por conta da Copa do Mundo, é a vez da literatura abrir espaço para a fotografia, com a 6ª edição do Paraty em Foco – Festival Internacional Fnac de Fotografia -, que acontece entre os dias 15 e 19 de setembro.
[nggallery id=14188]
O objetivo do Paraty em Foco sempre foi contextualizar e debater a fotografia no mundo contemporâneo. Em 2010, o foco principal será o meio ambiente e o poder da fotografia de captar e interpretar as diferentes realidades em que vivemos. A edição de 2010 contará com 15 encontros/entrevistas com renomados fotógrafos nacionais e internacionais, com destaque para o francês Georges Rousse, que dará o pontapé inicial do evento, no dia 15, às 19 horas.
A grande homenageada dessa edição será a brasileira de origem inglesa Maureen Bisilliat que, além de contar um pouco de sua trajetória em uma entrevista, terá parte de seu trabalho exposto na Galeria Zoom de Paraty.
O festival contará também com 11 exposições espalhadas pela cidade. São quatro artistas convidados, dois nacionais e dois internacionais, outros dois trabalhos de jovens fotógrafos de Paraty e as cinco restantes escolhidas por um concurso no qual foram enviados mais de 100 projetos expositivos.
Outra atração do evento são os workshops com grandes fotógrafos, como Bob Wolfenson e Sebastian Rojas. Mas, mais uma vez, os preços não são os mais convidativos, variando entre R$ 180 e R$ 450. Para quem estiver disposto a abrir a carteira mesmo assim, se apresse, pois alguns dos workshops já alcançaram lotação máxima e os interessados serão obrigados a entrar em uma lista de espera.
Para os colecionadores, vale a pena marcar presença no leilão de sábado, dia 18, visando a incentivar o nosso mercado de arte. Para fechar com chave de ouro, os artistas João Wainer, Dirceu Maués e Egberto Nogueira encontram os coletivos Garapa, Galeria Experiência e CIA de Foto para discutir a fotografia no mundo das novas mídias.
|
Deixe um comentário