Partitura perdida de Rogério Duprat será interpretada em concerto no Auditório Ibirapuera

O maestro Rogério Duprat em foto da contracapa de seu LP "A Banda Tropicalista do Duprat", de 1968. Foto: Reprodução / Philips
O maestro Rogério Duprat em foto da contracapa de seu LP “A Banda Tropicalista do Duprat”, de 1968. Foto: Reprodução / Philips

Escrita em 1962, Antinomies I, composição do maestro Rogério Duprat que é considerada uma das primeiras experiências da escrita musical grafista no País, permaneceu desconhecida do público por mais de cinco décadas.
Redescoberta recentemente pelo músico Ricardo Stuani, Antinomies I será apresentada em primeira-mão ao público paulistano na noite desta sexta-feira (2) no palco do Auditório Ibirapuera.

Idealizado pelo músico Itamar Vidal o concerto, que foi selecionado pelo edital Rumos Itaú Cultural 2015-2016, reunirá músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Jazz Sinfônica e da Banda Mantiqueira. A apresentação contará também com projeções mapeadas simultaneamente e desenhos de Arnaldo Baptista, vocalista, contrabaixista e principal compositor do Mutantes, com quem Duprat, principal arranjador da banda e do movimento, fez história na fase áurea do tropicalismo.

Além da partitura inédita, o programa do concerto também inclui a sequência inicial da trilha sonora composta por Duprat para o filme Noite Vazia, de Walter Hugo Khouri, uma recriação feita pelo maestro para o arranjo original de Panis et Circenses, gravada em 1967 pelo Mutantes, e a compsoição Eric Dolphy Memorial Barbecue, lançada em 1970 por Frank Zappa e seu grupo, o Mothers of Invention. Inspiração para Duprat com suas composições e arranjos anárquicos, Zappa também foi colega de curso do maestro brasileiro durante o período em que, no início dos anos 1970, ele ampliou seus conhecimentos acadêmicos na Europa.

SERVIÇO
Antinomies, A Partitura Perdida de Rogério Duprat
Auditório Ibiraquera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera
Sexta-feira (2), às 21h 
Ingressos: R$ 20


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.