É de extrema importância lembrar as pessoas do dia mundial do meio ambiente, comemorado hoje, dia 05 de junho. Em pauta, a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A data comemorativa foi criada em 1972, pela ONU (Organização das Nações Unidas). No mesmo dia, foi criado o UNEP (Programa Ambiental das Nações Unidas) uma das mais importantes ações das Nações Unidas para alertar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e tem como objetivo chamar a atenção para observarmos o quanto o homem afeta a natureza.

Nos grandes centros urbanos, o dia é celebrado de diversas maneiras. Em São Paulo, do dia 5 a 9 de junho, acontece a Virada Sustentável, inspirada na Virada Cultural, que reúne diversas atrações culturais e recreativas que tenham como conteúdo principal os temas ligados à sustentabilidade (meio ambiente, diversidade, consumo consciente, biodiversidade, direitos humanos, clima, energia, mobilidade etc).  No Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove ações de educação ambiental no Espaço Encontro da Lagoa (bairro da lagoa), realizando oficinas sobre gestão de recursos hídricos. E não é só no Brasil, em Madri, por exemplo, a população se movimenta para discutir a sustentabilidade e adota a bicicleta como meio de transporte no dia Mundial do Meio Ambiente.

Neste ano de 2013, a ONU foca a atenção para o desperdício de comida.  Segundo a organização, são desperdiçados 1,3 bilhões de toneladas de alimentos anualmente – o equivalente a um terço de toda a produção mundial. Neste ano, a Mongólia foi o país escolhido como sede oficial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na Edição de junho, a Brasileiros faz especial  n.° 2: “Meio Ambiente”.  A Revista irá falar sobre produtos 100% renováveis, reúso de água e muito mais.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.