Um dos percursores da arte pop, o norte-americano Jasper Johns é tema de exposição no Instituto Tomie Othake, na zona oeste de São Paulo. A mostra traz 70 trabalhos do autor produzidos a partir de 1960.
A mostra foca as experiências de Jasper Johns com a litogravura, gravura em metal e serigrafia, enfatizadas pelo universo gráfico presente em suas obras, objetos banais, como bandeiras, números, letras, alvos, mapas. É um bastião da arte pop, pautada pela reprodução.
[nggallery id=15952].
Há também pinturas, onde figuram símbolos populares e, ao mesmo tempo, constituem um aglomerado de pigmento ou cera movimentado pelo gesto do artista, resultando em trabalhos em que os desenhos parecem saltar.
Coincidentemente, no Brasil, artistas do grupo que compartilharam experiências com Jasper Johns estão no calendário cultural de 2012, como a exposição em comemoração ao centenário de John Cage, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), e espetáculos do encenador Robert Wilson no SESC, em Porto Alegre e no Theatro Municipal de São Paulo.
SERVIÇO
Quando: de 20 de junho a 26 de agosto de 2012, de terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake, av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés), Pinheiros, São Paulo — SP
Quanto: entrada franca
Deixe um comentário