Pesquisa aponta crescimento do mercado de arte contemporânea

Foi apresentada na última quinta-feira (25), em São Paulo, a 2ª edição da pesquisa setorial do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção do setor brasileiro de galerias de arte contemporânea. 

O recorte são as 44 galerias do mercado primário – que promovem, representam e constroem carreiras de artistas nacionais – e a coleta foi feita através de questionários extensos, nos primeiros meses de 2013. Segundo a gerente executiva do projeto Latitude, Mônica Novaes, a importância do estudo se dá na produção de dados confiáveis sobre o mercado de arte, visando o reconhecimento como setor da economia. “O levantamento pode ter uma série de desdobramentos, desde para reflexões internas (galerias), até para estabelecimento de relações com o mercado (negociações e possíveis parcerias)”, afirma.

Números revelam que 81% das galerias registraram aumento do volume de negócios em 2012 – com aumento médio de 22,5% – acompanhando a tendência observada na primeira edição, em que o crescimento acumulado foi de 44% (no biênio de 2010-2011).

Além disso, o volume de exportações das pesquisadas passou de US$ 18 milhões em 2011 a US$ 27 milhões no ano seguinte. Foram 6.700 obras vendidas, com um reajuste de preços da ordem de 15%. Ainda assim, são os colecionadores privados e os negócios no Brasil que mais fomentam o setor: 85% dos negócios realizados em 2012.

Os colecionadores privados brasileiros representam 71%  do volume das vendas, seguidos pelos colecionadores privados estrangeiros (11,5%). Coleções corporativas brasileiras são responsáveis por 5,9% das vendas, seguidas pelas instituições brasileiras (4,5%) e as instituições internacionais (2,5%). As coleções corporativas estrangeiras são responsáveis pro 1,5% das vendas.

Segundo as galerias, 50% dos artistas representados por elas estão em mais de 130 coleções institucionais internacionais, em todos os continentes.

Leia a pesquisa na íntegra ou tenha acesso a análise sobre os dados.

O II Seminário Internacional ARTE!Brasileiros: “Quem é Quem na Arte Contemporânea”, este ano, é desenvolvido em parceria com Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad será realizado no dia 10 de setembro de 2013, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.


Comentários

Uma resposta para “Pesquisa aponta crescimento do mercado de arte contemporânea”

  1. Avatar de jhon de la arte
    jhon de la arte

    enteressante . ola sou artista plastico e desejo vender minhas obras porem nao tenho onde exibilas e nem demonstralas . gostaria que pudecem me ajudar . somente uma avaliação de voces sobre as minhas telas já me ajudaria muito . se tiverem enterecem deem um sinal .
    acradeço e um abraço .
    JHON DE LA ARTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.