Foi apresentada na última quinta-feira (25), em São Paulo, a 2ª edição da pesquisa setorial do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção do setor brasileiro de galerias de arte contemporânea.
O recorte são as 44 galerias do mercado primário – que promovem, representam e constroem carreiras de artistas nacionais – e a coleta foi feita através de questionários extensos, nos primeiros meses de 2013. Segundo a gerente executiva do projeto Latitude, Mônica Novaes, a importância do estudo se dá na produção de dados confiáveis sobre o mercado de arte, visando o reconhecimento como setor da economia. “O levantamento pode ter uma série de desdobramentos, desde para reflexões internas (galerias), até para estabelecimento de relações com o mercado (negociações e possíveis parcerias)”, afirma.
Números revelam que 81% das galerias registraram aumento do volume de negócios em 2012 – com aumento médio de 22,5% – acompanhando a tendência observada na primeira edição, em que o crescimento acumulado foi de 44% (no biênio de 2010-2011).
Além disso, o volume de exportações das pesquisadas passou de US$ 18 milhões em 2011 a US$ 27 milhões no ano seguinte. Foram 6.700 obras vendidas, com um reajuste de preços da ordem de 15%. Ainda assim, são os colecionadores privados e os negócios no Brasil que mais fomentam o setor: 85% dos negócios realizados em 2012.
Os colecionadores privados brasileiros representam 71% do volume das vendas, seguidos pelos colecionadores privados estrangeiros (11,5%). Coleções corporativas brasileiras são responsáveis por 5,9% das vendas, seguidas pelas instituições brasileiras (4,5%) e as instituições internacionais (2,5%). As coleções corporativas estrangeiras são responsáveis pro 1,5% das vendas.
Segundo as galerias, 50% dos artistas representados por elas estão em mais de 130 coleções institucionais internacionais, em todos os continentes.
Leia a pesquisa na íntegra ou tenha acesso a análise sobre os dados.
O II Seminário Internacional ARTE!Brasileiros: “Quem é Quem na Arte Contemporânea”, este ano, é desenvolvido em parceria com Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad será realizado no dia 10 de setembro de 2013, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Deixe um comentário