A guarda-costeira dos Estados Unidos apreendeu mais de 180 fardos de maconha flutuando no litoral da Califórnia no domingo, dia 20. A informação é do site da emissora norte-americana CBS. No total foram encontrados mais de três toneladas da droga boiando na costa oeste dos Estados Unidos.
Segundo as autoridades policiais, a droga foi descoberta graças a denunciais anônimas. A patrulha portuária afirmou que, se fosse vendida, a droga valeria cerca de US$ 3,6 milhões. Não há informações sobre prisões ou suspeitos e ninguém sabe da onde veio a maconha.
O porta voz da polícia de fronteira dos Estados Unidos, Michael Jimenez, disse ao jornal Orange Country Register que o mais próvavel é que a droga tenha sido jogada ao mar por traficantes em fuga, depois de terem sido descobertos. “Em outros casos eles jogam a droga fora para se livrar do peso durante a fuga”, disse.
Caso semelhante aconteceu no Brasil na década de 1980. Entre dezembro de 1987 e janeiro de 1988 milhares de latas contendo maconha prensada com glicose foram avistadas no litoral do país. A carga era proveniente do navio Solona Star, de Cingapura. Na época apenas 2.500 das 15 mil latas jogadas ao mar foram recuperadas pela polícia. Muitas foram achadas por surfistas e pescadores, no que ficou conhecido como o “Verão da Lata”.
Deixe um comentário