Polícia Civil reprime com bombas dependentes na cracolândia

Segundo a reportagem do Estadão, os Policiais do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil ligado ao Estado de São Paulo, fizeram uma operação nesta quinta-feira (23), sem comunicar a Prefeitura nem a Polícia Militar, na Cracolândia, região central de São Paulo, palco da Operação Braços Abertos, organizado pelo prefeito Fernando Haddad para reabilitar os dependentes de crack.

Segundo o jornal, por volta das 15 horas, cerca de dez viaturas cercaram os dependentes de crack que não estão inseridos no programa assistencial e estavam concentrados na Rua Barão de Piracicaba. Os policiais à paisana atiraram balas de borracha e jogaram diversas bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo na multidão, gerando confusão no local.

Segundo informações concedidas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), a ação também ocorreu próximo à estação Julio Prestes, numa área considerada crítica, com cerca de 600 usuários reunidos. A ação ocorreu perto de um “Ônibus do Crack”, que monitora a ação dos assistentes sociais na região.

Segundo a reportagem do Estadão, os agentes da Secretaria de Saúde e de Assistência Social, que também não sabiam da ação, ficaram no fogo cruzado. A reportagem acompanhou a surpresa de guardas-civis, oficiais da PM e até do próprio secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, que ainda está no local, segundo a assessoria de imprensa da SMSU.

A reportagem do jornal narra o clima de revolta no local entre os dependentes. Muitos gritavam desesperados, chorando diante da ação surpresa, que confundiam as operações, o que gerou “descrédito” ao programa Braços Abertos. 

A Brasileiros entrou em contato com a Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura, mas nenhuma nota oficial foi emitida. Entramos em contato com a Denarc e não conseguimos retorno.

*Atualização às 18h45. Segundo informações da assessoria da Polícia Civil, um traficante e outras 30 pessoas foram detidas após confronto com policiais (leia).

*Atualização
No início da noite de quinta-feira, 23, a prefeitura se manifestou repudiando a ação truculenta e agressiva do Denarc através de um comunicado oficial. Confira na íntegra:
A administração municipal foi surpreendida pela ação policial repressiva realizada hoje na região da Cracolândia pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Policia Civil.

A Prefeitura repudia esse tipo de intervenção, que fez uso de balas de borracha e bombas de efeito moral contra uma multidão formada por trabalhadores, agentes públicos de saúde e assistência e pessoas em situação de rua, miséria, exclusão social e grave dependência química. A “Operação de Braços Abertos” é uma política pública municipal pactuada com o governo estadual, que preconiza a não-violência e na qual a prisão de traficantes deve ser feita sem uso desproporcional de força.

Agentes da Prefeitura trabalham há seis meses para conquistar a confiança e obter a colaboração das pessoas atendidas. A administração reafirma seu empenho na solução deste problema da cidade e manifesta sua preocupação com este tipo de incidente, que pode comprometer a continuidade do programa. E expressou essa posição diretamente ao Governo do Estado.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de São Paulo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.