Entidade máxima do ciclismo, a União Internacional de Ciclismo (UCI) anunciou nesta segunda-feira, dia 22, que não acatará a denúncia da agência americana de antidoping (Usada), mas que banirá o ciclista Lance Armstrong do esporte, além de retirar os sete prêmios da Volta da França conquistados por ele.
Armstrong e sua equipe são acusados de utilizar substâncias proibidas para melhorar seu desempenho físico. O atleta estava sendo investigado desde o começo de outubro pela Usada, que há alguns dias publicou um relatório com denúncias conta o ciclista.
Lance Armstrong venceu a Volta da França consecutivamente entre 1999 e 2005. Depois de se aposentar, voltou a competir em 2009 e se aposentou novamente em 2011. O ciclista ficou famoso por ter vencido uma batalha contra o câncer, fator que o incentivou a fundar a Lance Armstrong Foundation, organização criada para auxiliar vítimas da doença.
O atleta preferiu não se defender das acusações da Usada. A organização de combate ao doping analisará a punição da UCI para verificar se aceita as medidas tomadas. Caso concorde com a organização, o caso de Armstrong estará encerrado. Armstrong também corre o risco de perder a medalha de bronze conquistada nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. O caso está sendo analisado pelo Comitê Olímpico Internacional e deve ter uma definição em breve.
Deixe um comentário