Portinari em BH



Doados na fundação da instituição, em dezembro de 2010, depois de 53 anos na sede da ONU em Nova York, os painéis
Guerra e Paz, de Candido Portinari, voltaram ao Brasil e foram expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro por dez dias. O retorno da obra monumental só foi possível devido à reforma do edifício sede da ONU, prevista para ser concluída em junho de 2014.

Depois de despertar o fascínio de milhares de cariocas, durante três meses, os painéis foram expostos em São Paulo. Desde a última quarta-feira estão, agora, expostos em Belo Horizonte, destino final da itinerância brasileira da monumental obra de 280m², antes do retorno a sede da ONU.      

Até 24 de novembro os mineiros poderão conferir a exuberância e o libelo pacifista dos dois painéis de Portinari no Cine Theatro Brasil Vallourec.

Em 2011, meses antes do retorno dos painéis ao Brasil, Brasileiros publicou extensa reportagem que inclui: perfil de João Candido Portinari, filho único do pintor que há mais de 30 anos dirige o Projeto Portinari; bastidores da complexa operação que envolveu a vinda de Guerra e Paz ao Brasil; e os desafios enfrentados pela equipe que restaurou os dois painéis.

Confira a íntegra da reportagem 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.