A derrota do Brasil para o México na final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 neste sábado, dia 11, confirmou um incomodo domínio da seleção norte-americana sobre nosso país em finais. No total foram seis decisões e nenhuma vitória.
A primeira vez que as duas nações se encontraram por um título foi nos Jogos Panamericanos de 1975, na Cidade do México. O Brasil não venceu, mas acabou dividindo o ouro graças a um empate a aos problemas da organização mexicana. A falta de luz no estádio obrigou o jogo ser paralisado com o placar empatado.
A “freguesia” começa para valer em 1996, quando os dois países se encontrar na final da Copa Ouro, principal torneio de seleções da Concacaf, confederação que rege o futebol na América do Norte. O México conquistou seu segundo título ao vencer a Seleção por 2 a 0, resultado muito comemorado pela importância do rival, na época tetracampeão mundial. E o tetracampeonato mexicano da Copa Ouro também veio contra o Brasil, em 2003.
A Seleção também padeceu naquela que foi a conquista mais importante do futebol mexicano até este sábado. Foi em 1999, quando os mexicanos ganharam em casa o título da Copa das Confederações em uma emocionante 4 a 3.
O hoje terceir título mais importante da seleção mexicana também teve o Brasil como coadjuvante. Foi no Mundial Sub-17 de 2005, que o México venceu em um maiúsculo 3 a 0. Fazia parte daquele time o jogador Giovanni dos Santos, que neste sábado ajudou a aumentar a sina brasileira contra o México.
Deixe um comentário