Um levantamento feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) afirma que 62% das famílias que moram na cidade de São Paulo não têm condições de adquirir um imóvel devido aos altos preços. O levantamento foi feito em 18 países da América Latina e Caribe.
Para chegar a esse resultado, o BID calculou a porcentagem de domicílios que gastariam mais de 30% de sua renda nas prestações do financiamento de 20 anos de um imóvel com 10% de entrada, considerando os valores mais baixos praticados nesse mercado. De acordo com o BID, em São Paulo, o valor mais baixo encontrado para imóveis é US$ 40 mil.
Além dos altos preços na capital paulista, outros impeditivos seria a renda muito baixa, dificuldade de comprovar renda, altas taxas de juros e a escassez de imóveis em oferta que atendam à população de baixa renda. “A maior parte dos imóveis em oferta é para famílias ricas”, diz Cesar Bouillon, coordenador do estudo.
A cidade latino-americana campeã em dificuldade de compra de imóveis pelas famílias de baixa renda é Caracas, na Venezuela, onde o imóvel mais barato custa US$ 54 mil.
Deixe um comentário