Foto reprodução
Após período de indefinição, a fachada do edifício Belas Artes – na rua da Consolação, 2423, no centro de São Paulo – foi tombada ontem pelo Condephaat (Conselho Estadual do Patrimônio Histórico).
O prédio abrigava, até o ano passado, o tradicional Cine Belas Artes (aberto nos 1940), que virou alvo de grande polêmica com seu fechamento em 2011. Desde então, movimentos da sociedade civil se organizaram pedindo o tombamento do cinema como patrimônio da história material e imaterial da cidade.
Com a nova decisão, tomada após ação do Ministério Público levar o caso para a Justiça, somente a parte interna do prédio poderá ser modificada pelos proprietários, enquanto a parte externa do edifício deve manter suas características. Isso não significa, no entanto, que o espaço será reaberto como cinema ou instituição cultural – vontade dos movimentos envolvidos.
O que fica decidido é que o tombamento contemple “elementos na calçada e fachada que remontem à memória do cinema”. Resta saber, no entanto, que uso será feito do espaço, já que ele é uma propriedade privada.
Deixe um comentário