Segundo números da Climate Leadership Group (C40), grupo que reúne os prefeitos das 40 principais metrópoles mundiais, em 2010, essas cidades foram responsáveis pela emissão de 1,7 bilhão de toneladas de CO2 na atmosfera. Continuando nessa levada, a estimativa é de que, em 2020, esse número suba para 2,3 bilhões em 2020 e em 2030 para 2,9 bilhões de toneladas. Hoje, 14% dos gases emitidos na atmosfera vem dessas 40 grandes cidades.
Dos 40 prefeitos, 33 deles estão presentes ou representados nessa semana no Rio de Janeiro, em evento paralelo a Rio+20, no Forte de Copacabana. No encontro, que termina nessa terça-feira, dia 19 de junho, os prefeitos se comprometeram a trabalhar na mudança do cenário atual e fixaram um número: pretendem reduzir em 1,3 bilhão de toneladas a emissão de CO2 até 2030. O documento será enviado à cúpula de chefes de Estado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Michael Bloomberg, prefeito de Nova York e presidente do C40, falou sobre a importância de se tomar atitudes agora para que tenhamos uma realidade melhor no futuro. “Isso ajuda a enfrentar as transformações climáticas e a melhorar a qualidade de vida de todos”. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e anfitrião do encontro, se disse honrado por poder sediar evento tão importante.
Deixe um comentário