Prefeitura de São Paulo reabre licitação da Operação Urbana Lapa-Brás

A prefeitura de São Paulo  decidiu refazer licitação para o projeto da Operação Urbana Lapa-Brás, que poderá culminar a demolição do elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro da cidade. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Importante via arterial de São Paulo, ligando as zonas oeste e leste da cidade, o Minhocão sempre é dado como causa da degradação de boa parte do centro da cidade. Inaugurado em 1970, a demolição da via é discutida desde os início dos anos 1990 já esteve sob séria ameça nas gestões Marta Suplicy, do PT, (2000-2004) e José Serra, do PSDB, (2004-2008). Sua demolição foi sugerida pela primeira vez pelo atual prefeito da cidade, Gilberto Kassab, do PSD, em 2010.

Em entrevista o prefeito disse que, “em algumas semanas”, a licitação, que será refeita, estará concluída. “Estamos retomando a licitação e vamos retomar o projeto, que é importante pra cidade”, disse ele, sem dar um prazo exato.

Segundo Kassab, várias empresas disputaram a primeira licitação, embora só o consórcio formado pela multinacional CNEC-WorleyParsons e a americana Aecom tenha chegado à uma fase mais avançada, onde não atingiu uma pontuação mínima e acabou desclassificado. Portanto, não haveria dificuldades em encontrar empresas com interesse em fazer o investimento.

A demolição do Minhocão é uma das diretrizes da operação Lapa-Brás, mas antes será preciso desenvolver um projeto urbanístico para a área, que permita a substituição com mínimo impacto no trânsito. A ideia é “enterrar” 12 km de linhas de trem que ligam as duas regiões e construir no local uma via expressa entre as zonas leste e oeste.

Essa nova avenida serviria para dar alternativa ao trânsito que hoje usa o Minhocão que, só assim, poderia ser demolido.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.