Fotos Hélio Campos Mello e Divulgação
A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe a partir deste sábado, dia 20, a mostra Inabsência, do artista plástico paulistano Arthur Lescher. Desenvolvida para o site specific – no qual artistas são convidados a intervir em um espaço -, no projeto Octógono Arte Contemporânea, a instalação do artista torna visível a intenção inicial que existiu à época da construção do prédio projetado por Ramos de Azevedo em 1905.
[nggallery id= 16031]
“Eu tinha uma inquietação muito grande para saber por que existia o octógono na Pinacoteca e descobri que no projeto original seria a sustentação para uma cúpula. E eu resolvi fazer aparecer essa cúpula. Era como se todo o prédio falasse: ‘aqui tem uma cúpula e ela não está presente’”, contou Lescher.
Debruçado sobre o projeto original, o artista fez presente a ausência da cúpula usando madeira, ferro e latão para a construção da estrutura de 12m x 14m que toma o Octógono e traz a abstração através do concreto. O nome Inabsência – ou negativa (In) da ausência (abscência) -, segundo Lescher, foi concebido exatamente para definir essa concretização da abstração.
Inabsência – Arthur Lescher
Quando: Sábado, dia 20 de outubro a 27 de janeiro, das 11 às 14 horas
Onde: Pinacoteca – Praça da Luz, número 2, São Paulo – SP
Quanto: Entrada gratuita
Deixe um comentário