Presente e futuro

A chave de simples do Brasil Open na quarta-feira (10) não teve atrativos para a torcida brasileira. Thomaz Bellucci e Ricardo Mello, únicos tenistas representantes do País no torneio, não entraram em quadra. O principal jogo do dia foi uma partida de duplas que envolveu as duas sensações do tênis brasileiro no momento: o próprio Bellucci e o jovem Tiago Fernandes, cada um de um lado.
[nggallery id=14425]

O jogo pôde ser visto como um duelo do presente contra o futuro. De um lado, Marcos Daniel e Thomaz Bellucci, que em pouco tempo passou de promessa a realidade do tênis brasileiro. Na 28ª posição do ranking, ele já é o 4° melhor brasileiro da história. Do outro, Marcelo Demoliner e Tiago Fernandes, que dá seus primeiros passos no tênis profissional. Recentemente, o jovem tenista se tornou o primeiro latino-americano a conquistar um Grand Slam juvenil individual (Grand Slam da Austrália) e vem sendo considerado o futuro do tênis brasileiro.

O resultado da partida era o que menos importava. A conclusão é que temos, definitivamente, mais um grande tenista. Tiago Fernandes, mesmo com a pouca idade, não respeitou seus adversários (no bom sentido) e atacou em todos os momentos, não se importando que do outro lado da rede estava o melhor jogador do tênis brasileiro desde Gustavo Kuerten.

O primeiro set foi muito equilibrado. Marcos Daniel, sacando muito bem, e Thomaz Bellucci, com golpes precisos e muita frieza, levaram a parcial por 6-4. O interessante foi ver que grande parte da torcida estava torcendo pela dupla formada pelo novato Tiago Fernandes e Marcelo Demoliner. Com esse apoio, a partida voltou a ter um equilíbrio, mas, no final, Bellucci e Marcos Daniel fecharam o segundo set por 7-5 e venceram o jogo.

Na chave de simples na quarta-feira, o russo Igor Andreev derrotou o algoz de Marcos Daniel na primeira rodada, o português Rui Machado, em partida muito disputada. No primeiro set, Andreev desequilibrou, com saques que beiravam os 210 km/h e conseguiu fechar o set em 6-3. Não tão potente, porém mais regular, Rui Machado equilibrou a partida e ganhou o segundo set por 7-5. No set decisivo, Andreev voltou a forçar, fechou seus games com facilidade, conseguiu uma quebra e levou a parcial e a partida por 6-3, 5-7 e 6-4.

Em duelo argentino, Carlos Berlocq derrotou Juan Ignacio Chela por 7-6 (7-5) e 6-2. Em partida disputadíssima, com quase 3h30min de duração, Pablo Cuevas derrotou Frederico Gil por 7-5, 4-6 e 7-6 (7-3). Outro que passou para a próxima fase e segue como um dos favoritos ao título foi o espanhol Juan Carlos Ferrero, que bateu o chileno Nicolas Massú. Jogando um tênis refinado, Ferrero começou arrasador e fechou o primeiro set em 6-2. Quando tudo parecia caminhar para uma vitória tranquila do espanhol, Massú resolveu acordar e virou set praticamente perdido, fechando a segunda parcial em 7-5. No terceiro, Ferrero voltou a se impor e fechou em fáceis 6-2.

Nesta quinta-feira (11), Thomaz Bellucci deve entrar em quadra por volta das 22 horas (horário de Brasília) contra o espanhol Daniel Gimeno Traver. O outro brasileiro ainda vivo no torneio é Ricardo Mello, que enfrenta o romeno Victor Hanescu, algoz de João Souza, o Feijão, na primeira rodada.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.