Foto Reprodução
Primeiro single lançado pelos Beatles, a música “Love Me Do” passou a ser de domínio público na Europa em virtude da atual lei de direitos autorais vigente no continente. Segundo a legislação da União Europeia, os autores deixarão de receber royalties 50 anos após o lançamento da obra. As informações são da Folha de S. Paulo.
“Love Me Do” e o lado B “P.S. I Love You” foram lançadas em 1962 e tiveram suas licenças de proteção expiradas no dia 31 de dezembro de 2012. Entretando, gravadoras e órgãos de proteção ao direito autoral europeus se movimentam nos bastidores para que a proteção seja prorrogada para 70 anos após o lançamento. Nos Estados Unidos os autores mantém seus direitos sobre a obra por 95 anos.
A Europa também votará uma nova proposta de lei que inclui uma clausula que obriga as gravadoras a usar suas gravações lançadas antes de 1963, caso contrário correm o risco de perder o direito sobre elas. A regra fez com que a Sony lançasse há alguns meses uma coleção com obras de estúdio de Bob Dylan. Na Europa, o primeiro disco de Dylan também teve sua proteção expirada após o fim de 2012.
Deixe um comentário