Meus caros, não vou perder o tempo (de vocês) retomando a discussão sobre ver ou não as novelas, ou se são ou não educativas – já falamos disso no post O Caminho não chega a Índia. Tentei assistir à pelo menos, a primeira semana de Viver a Vida, nova novela das oito, mas não consegui não. A primeira coisa que me chama a atenção atualmente é a absoluta falta de um galã digno do termo. José Mayer é muito charmoso e bom ator. Lindo não é não, e já tem 60 anos, perdoem-me os amigos dessa faixa etária. O próprio Mayer já declarou em uma entrevista que “Galã tem prazo de validade.” Quantos atores como ele nos restam? Mayer, um dos raros de hoje, deve acordar todos os dias e perguntar: “Espelho, espelho meu, existe algum outro que não eu?”. E pode perguntar à vontade, pois eu acho que não tem outro não. Tarcísio Meira, com mais de 70, já deve estar em algum asilo, e Antonio Fagundes, 60, e muitos quilos extras, em um SPA. Tony Ramos, já com 61, é certamente o melhor ator dentre eles, mas não tem o charme e o sex apeal. Galã tem que ser charmoso e bonitão. É pedir demais? Para captar e merecer nossa atenção, seis dias por semana? Pois sobrou para o grisalho, que já é campeoníssimo no Twitter.
Na nova novela, além de Mayer, Rodrigo Hilbert, 29, louro absurdo, e Thiago Lacerda, 31, bonitão, trazem alguma juventude e seguram o elenco masculino. A última novela era mais bem servida de homens. Teve Márcio Garcia, 39, e Rodrigo Lombardi, 33, lindos, mas, com mais testosterona que talento, talvez cheguem a galãs daqui a uma década. Nada contra o hormônio, muito pelo contrário. Humberto Martins, sólidos 48, deu só um bom canastrão. Victor Fasano, 51, um Deus, mas fica por aí. Alexandre Borges, excelente ator e só 43, minha idade, um menino, mas infelizmente não decola. E quem mais na televisão brasileira? Gianecchini, 37, pode chegar lá, mas falta algum esforço . Fábio Assunção, 38, bonito e talentoso, chegou lá, mas não aguentou. Torço por ele. Edson Celulari, 51, não me convence, e já entrou para o botox. Malvino Salvador explora bem seu corpinho malhado de 33, mas tem de comer muito arroz com feijão para chegar a ator. Henry Castelli, meros 31, estampa e olhos de arrasar, idem. Rodrigo Santoro, 34, é lindo e muito bom ator, um príncipe, tanto que fugiu para o cinema. Por fim, mas jamais por menos, Cauã, já causando “Mal de Raymond” em quarentões desavisados, vem arrasando com meros 29.
Recentemente, a dupla baiana Wagner Moura, 33, e Fábio Lago, 39, se destacou muito, e merecidamente. Os dois arrasaram em Tropa de Elite, e também nos palcos, em Hamlet. Moura, que é bem bonitinho, foi o melhor Hamlet que eu vi em muitos anos, nota 10 com louvor. Passou do psicótico Capitão Nascimento para o não mais tranquilo príncipe da Dinamarca com perfeição. Lago o acompanhou e, atualmente, está roubando a cena em Caras & Bocas. Declaro a vocês que, para mim, o melhor ator da atualidade, falecidos Paulo Autran e Raul Cortez, é Wagner Moura. Grande ator que é, sabe ser alto, baixo, forte, fraco, feio, bonito, enfim, sabe representar. Tá aí: é um galã, sim, apesar da idade. Cadê ele? Pois será o galã da nova era: Moura 2010 – nenhum outro chega aos pés!
E vocês? Acham que Mayer é tudo ou vai ter de morrer no meio da trama e ser substituído por Fagundes? Quem é o grande galã de novelas de hoje? Vocês não acham Wagner Moura o máximo?
Abraços do Lourenço.
Deixe um comentário