Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a taxa de reprovação no Ensino Médio público atingiu o índice de 13,1%, o maior desde 1999. Ainda segundo o Inep, 50% dos estudantes não conseguem concluir o Ensino Médio antes dos 19 anos de idade, 71% não sabem usar o português de forma correta e 89% não aprende o satisfatória em matemática.
Para transformar essa realidade e garantir aos estudantes de escolas públicas uma base conhecimento mais ampla e consistente, o Ministério da Educação desenvolveu, em 2009, o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). Entre as propostas do projeto, estão a inclusão de disciplinas alternativas e o aumento da carga horária para um mínimo de 5 horas diárias.
Para fazer parte do programa, as escolas interessadas necessitam, além de já oferecerem as matérias previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, apresentar uma proposta disciplinar que se adeque as condições regionais e que atinja quatro pontos básicos: trabalho, ciência, cultura e tecnologia.
Segundo o Ministério da Educação, o Proemi atende 10% das escolas públicas com ensino médio, o que significa uma adesão de 2.015 unidades nos 27 estados. Apenas em 2012, 1660 escolas aderiram ao programa.
Deixe um comentário