Professores de universidades federais declaram greve nesta quinta-feira

Os professores das universidades federais entram a partir desta quinta-feira, dia 17, em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo sindicato da categoria no sábado, dia 12, quando a proposta foi aprovada por unanimidade.

A reunião contou com 63 representantes de todas as 43 universidades federais brasileiras. No momento da votação estavam presentes representantes de 36 instituições. Ainda não há números oficiais de quantas das universidades federais vão aderir ao movimento, mas a previsão é de que mais de 20 instituições entrem em greve.

Os docentes reivindicam a reestruturação da carreira, prevista em acordo firmado pela categoria com o Governo Federal em 2011. Os professores pedem carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35) e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.