Qual amante de cinema nunca sonhou em participar de um cineclube? Muitos desses ambientes com filmes interessantes e debates acalorados já foram extintos. Mas, este sábado, dia 17 de agosto, quem está em São Paulo poderá reviver um pouco dessa experiência na exibição do filme Terra e Liberdade de Ken Loach no espaço do Teatro Studio Heleny Guariba. A projeção do filme será seguida de um debate com o professor Antonio Rago Filho da PUC de São Paulo.
O evento é parte do Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória, desenvolvido desde 2010 pelo Núcleo de Preservação da Memória Política com o intuito de resgatar a experiência do cinema de rua em São Paulo, além de debater e compreender a história brasileira do século XX. Já foram exibidos longas como: 1964 – Um golpe contra o Brasil, de Alipio Freire e o chileno Machuca, de Andrés Wood.
O projeto já levou filmes para unidades do Cursinho da Poli, o Museu da Imagem e do Som de Campinas e para a Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, em Guararema. Hoje, as sessões acontecem no Teatro Studio Heleny Guariba, antiga casa de uma das salas do Cine Bijou original, no 184 da Praça Roosevelt.
Terra e Liberdade, escolhido para este sábado, mostra a história de um brigadista inglês na Guerra Civil Espanhola e o desenrolar da participação da esquerda nesse momento histórico, mostrando o repúdio ao golpismo do general Francisco Franco e as ações da esquerda stalinista contra os combatentes anarquistas.
O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas por email.
SERVIÇO
O QUE – Projeto Cine Bijou: Terra e Liberdade
ONDE – Teatro Studio Heleny Guariba (Praça Roosevelt, 184)
QUANDO – 17 de agosto, sábado, 15h
INSCRIÇÕES – contato@nucleomemoria.org.br
Deixe um comentário