Projeto Ocupação celebra obra e vida de Angeli

Foi aberta nessa sexta-feira, 16 de março, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, a Ocupação Angeli. A mostra promove uma retrospectiva de mais de 40 anos de produção do cartunista paulistano e apresenta 880 obras, além de fotos de arquivo pessoal e vídeos, expostos e exibidos em um ambiente que reproduz o ateliê do artista. Em uma sala vermelha, com acesso restrito à maiores de 16 anos, cartuns com temática erótica escondem-se atrás de réplicas de mamilos femininos feitos de borracha, que aludem a olhos-mágicos. Também foram confeccionados especialmente para a mostra LP’s, que reproduzem capas de álbuns fictícios. A Ocupação ainda exibe os primeiros quadrinhos criados por Angeli, como o personagem Feijão, centenas de tiras publicadas no jornal Folha de S. Paulo e todas as capas da Chiclete com Banana, a anárquica revista publicada por ele entre 1985 e 1990. Também não ficaram de fora suas ácidas charges políticas e histórias dos Los 3 Amigos, série de aventuras criadas a seis mãos por Angeli e os amigos Laerte e Glauco, morto em 2010.

[nggallery id=15856]

A exposição, que tem curadoria da arquiteta e designer gráfica Carolina Guaycuru, mulher de Angeli, foi aberta para convidados, na noite de quinta-feira, 15/3, com uma performance do filho do cartunista, Pedro Angeli, que é artista gráfico e sonoplasta e produziu, especialmente para a Ocupação, uma entrevista registrada em vídeo na qual o pai relata a influência do rock para sua vida e obra. Excertos da entrevista foram mixados ao vivo promovendo um diálogo entre os depoimentos do cartunista e imagens psicodélicas que, ironicamente, ganharam um fundo de música eletrônica. Nos depoimentos manipulados por Pedro, Angeli defende que o movimento punk, por seu niilismo, sarcasmo e capacidade de contestação da ordem estabelecida, foi a vertente do rock que mais influenciou sua obra. O vídeo ainda traz declarações hilárias, como a comparação da fase inicial dos Beatles com os New Kids on The Block (ancestral das boy bands, surgida nos anos 1990) e a predileção do cartunista pelos Rolling Stones por estes representarem o “lado diabólico do rock”. Em amplo perfil publicado na edição deste mês da Brasileiros, que está nas bancas, o cartunista relembra sua trajetória artística e os percalços de sua formação.

Ocupação Angeli permancerá no Itaú Cultural até o final de abril, na sequência o projeto irá homenagear outro controverso personagem de nossa cultura, o dramaturgo Nelson Rodrigues, cujo centenário de nascimento será celebrado em agosto.

O que: Ocupação Angeli

Onde: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo, tel.: 11.2168.1777)

Quando: entre 16 de março e 29 de abril

Quanto: de graça


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.